Além da beleza e da arte, Ballet traz benefícios para o corpo

Quem nunca ouviu falar sobre Ballet… Mas, você realmente sabe o que é? Conhece os benefícios ou, então, sabe como é a rotina de uma aula?
O Ballet nasceu há muitos anos na Europa, mais provavelmente na França, por isso, até hoje, os nomes dados aos passos são ditos em francês. No Ballet, é preciso unir técnica, música e atuação nos movimentos.
Essa dança pode ser realizada tanto por crianças, desde seus 3 anos, até por adultos sem nenhuma experiência ou vivência! Aquela história de que “só pode fazer Ballet se começar enquanto criança” é mito. Hoje, vemos muitas turmas cheias de adultos, que sequer tiveram oportunidade na infância e, agora, criaram coragem para enfrentar esse desafio.

Danielli Niens Hamann, 28 anos, Educadora Física, Proprietária, professora de Pole Dance e Ballet Studio DH Dance – Ballet, Pole Dance, Alongamento e Dança de Salão  Rua Antonio Carlos Nogueira, 1034  Tel.: 99312.3765

Danielli Niens Hamann, 28 anos, Educadora Física, Proprietária, professora de Pole Dance e Ballet
Studio DH Dance – Ballet, Pole Dance, Alongamento e Dança de Salão
Rua Antonio Carlos Nogueira, 1034 Tel.: 99312.3765

Os benefícios na criança são muito visíveis no decorrer da prática. Desenvolvimento motor, socialização e trabalho em grupo, despertar da criatividade, harmonia e musicalidade, correção postural, aumento na flexibilidade, melhora da concentração e disciplina, e o que toda criança precisa, gastar muita energia.
Para o adulto, além desses benefícios, podemos acrescentar também que o trabalho realizado numa aula auxilia na queima de calorias e fortalece toda a musculatura. Por conta da constante postura, os músculos do abdômen, costas e peito são bem trabalhados, ou seja, dificilmente um bailarino terá dores relacionadas à coluna. Também ativa a memória, eleva a auto-estima e traz uma sensação de bem estar, ainda mais para quem sempre sonhou em ser bailarina.
O preconceito em relação aos homens praticantes de Ballet, infelizmente, ainda existe e é muito grande. Mas, o que seria da bailarina e do pas des deux sem um bailarino? O homem tem um papel muitíssimo importante dentro do Ballet, e além do mais é dele a função de dar os saltos mais altos e carregar a bailarina com leveza e sutilidade.
Diferentemente do que todos pensam, o Ballet não é uma arte suave, exige muito esforço e disciplina, para que possamos dar aquela impressão de que estamos flutuando, sempre com um sorriso no rosto. Para os interessados em iniciar essa prática, são necessários, além de muito amor e paixão, dedicação e persistência. Sem contraindicações, o Ballet é para todos!

IMG-20160205-WA0005