Alimentação pré e pós-treino: saiba como manter uma dieta regrada

A dieta é um hábito alimentar, um estilo de vida. São hábitos criados e cultivados diariamente. A perda de peso e o aumento da massa muscular são conseqüência das escolhas que se faz.
De acordo com a nutricionista Daniela Belinatti Menardo de Oliveira, olhar a balança não quer dizer nada. “Quem quer ser saudável, perder gordura e ter rendimento no treino, precisa se alimentar corretamente.”
Para uma vida saudável e ativa é necessário que se faça pelo menos sete refeições ao dia e que todas contenham alimentos funcionais e equilibrados, segundo a nutricionista funcional esportiva. “De nada adianta consumir suplementos se, ao longo do dia, suas refeições estão em déficit nutritivo. A ingestão de água também é muito importante nesse processo. Portanto, consuma 2 litros de água diariamente. Outro ponto importantíssimo é o descanso noturno, ou seja, a qualidade do sono é essencial para que possamos ter uma vida saudável e ativa.”
Daniela explica que o aumento de massa muscular é algo essencial para que se tenha uma vida mais saudável e conseqüente diminuição da concentração de gordura corpórea. “Quanto mais preservamos ou melhorarmos nossa massa magra (muscular), mais afastamos o envelhecimento. É muito pior para o organismo perder massa muscular do que ganhar gordura.”
A proteína é um nutriente que deve estar presente em todas as refeições, sendo distribuída de maneira igualitária. Porém, a nutricionista explica que é preciso tomar cuidado, já que muitas pessoas acabam se preocupando demais com a proteína e esquecendo-se de outros nutrientes que são também importantíssimos para a saúde. “Muitos indivíduos só se preocupam com a ingestão protéica, esquecendo da importância dos outros nutrientes. A dieta deve conter quantidades adequadas de proteínas, carboidratos e lipídios, variando de acordo com características individuais e fase do treinamento. Outro grande erro é negligenciar a ingestão de micronutrientes (vitaminas e sais minerais). A deficiência de uma vitamina ou de um sal mineral na dieta pode interferir diretamente no ganho de massa muscular, mesmo que a dieta contenha quantidades adequadas de macronutrientes. Portanto, consuma frutas, verduras e legumes sempre.”
No pré-treino, é importantíssimo fornecer ao corpo energia suficiente. “Bem alimentado, o corpo responde melhor aos estímulos provocados pelo exercício físico, tanto para enxugar as gordurinhas não desejadas, quanto para auxiliar o corpo para ganhar massa magra. Se você malhar em jejum (três horas sem se alimentar), pode levar o corpo a um estado de hipoglicemia, além de perder massa magra (músculo)”, orienta a nutricionista.
Já em relação ao pós-treino, esse momento é o mais adequado para o consumo de proteínas para recuperação e ganho de massa muscular. “Os efeitos do treinamento podem ser potencializados por até 24h após o treinamento. Portanto, é necessário garantir êxito na recuperação celular”, explica Daniela.
É essencial alimentar-se corretamente e contar com o auxílio de um nutricionista. “Se você reduzir a quantidade de nutrientes que você ingere, seu corpo vai começar a acumular gordura para a sobrevivência (é isso que o corpo de quem está gordinho faz). Mantenha o nível de glicogênio estável no fígado e no sangue. Se você não tiver o nível de glicogênio no músculo, você irá perder músculo, e isto não é saudável”, alerta a nutricionista Daniela.
A nutricionista funcional esportiva salienta sobre a importância da cautela, pois o uso de suplementos como WheyProtein, BCAA, Glutamina, Creatina, entre outros devem ser prescritos por um nutricionista. “Se você tem interesse e quer saber como aperfeiçoar seu treinamento com estes complementos, procure um especialista para lhe aconselhar e inserir as quantidades ideais em seu plano alimentar”, orienta Daniela.

 

Daniela Belinatti Menardo de Oliveira Nutricionista Funcional Esportiva CRN- 10334 Clinica D´Marzio – Rua Ramos de Azevedo, 139-B  Contato: (19) 3872.3008

Daniela Belinatti Menardo de Oliveira
Nutricionista Funcional Esportiva
CRN- 10334
Clinica D´Marzio –
Rua Ramos de Azevedo, 139-B
Contato: (19) 3872.3008