Andar do cristão no mundo globalizado

Gostaria, nesta oportunidade, de falar sobre algumas implicações práticas que Paulo fala do novo andar “em Cristo”.
Textos em Efésios
4:1 – …andeis de modo digno da vocação…
4:17 – não mais andeis como também andam os gentios…
5:2 – …andai em amor… 5:8 – …andai como filhos da luz…
5:15 – …vede prudentemente como andais, não como nécios, e, sim, como sábios.
Temos aqui um mandamento, e não uma opção de vida.
Viver de modo digno traz a ideia de equilíbrio, de algo compatível, de duas coisas que “batem” ou combinam. A vida do cristão deve ser coerente ou correspondente com sua alta posição em Cristo.
A maneira de andar condignamente: viver seguro, procurando o bem-estar do outro antes do meu.
Paulo lista não menos de cinco características que devem marcar a vida de alguém que quer viver de maneira coerente ou digna da sua posição em Cristo. Pelo fato de ele estar seguro na sua verdadeira identidade, esta pessoa fica livre para amar outras pessoas, abrir mão de seus próprios direitos, e preservar uma unidade criada pelo próprio Espírito de Deus. Estes aspectos são frutos do poder de Deus na vida do cristão.
1. Humildade – Significa colocar os interesses dos outros acima do meu, e é fundamental para unidade. Para alguns pode ser sinal de fraqueza.
2. Mansidão – É a prontidão de sacrificar meus “direitos” no interesse dos outros (Jesus, Moisés) Era tão seguro que podia sofrer o dano sem danificar (I Co. 6:7)
3. Longanimidade – É aquela virtude que não se vinga, continua firme e paciente no sofrimento
4. Suportando-vos uns aos outros em amor – Traz a ideia de aguentar. O amor consegue reconhecer que eu também sou pecador como os outros, e por isso devo tratá-lo com a mesma graça e paciência que me alcançou.
5. Esforçando-vos por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz – É um termo forte, que significa não poupar esforço algum, fazer de tudo para evitar divisão. É importante ressaltar que o cristão não “cria” unidade, mas “preserva” ou “guarda” a unidade já estabelecida pelo Espírito Santo.
Que o nosso andar seja pautado pelo desejo intenso de viver na presença de Deus, e que esse viver seja refletido em nosso testemunho digno neste mundo globalizado. Nossa oração é para que nossos corações transbordem de alegria, em saber que os filhos de Deus ANDAM NA VERDADE. Coragem e confiança nesta semana!!! “Andarei na presença do Senhor, na terra dos viventes”. Salmos 116:9
Aplicação:
1. Estou me esforçando para manter relacionamentos sadios com outros membros do corpo, sem barreiras ou obstáculos entre nós?
2. Reconheço como o Espírito Santo fica entristecido por divisões no Corpo, quando Ele é o Autor da unidade?
3. Tenho pautado meu andar sobre as orientações da palavra de Deus?