Após furto em tubulação, combustível vaza e atinge Rio Jaguari

Após o furto de combustível, em uma tubulação da Petrobras, combustível vazou e atingiu o Rio Jaguari.
O furto foi descoberto na noite de sábado (3), à noite, no Bairro Lua Nova.

Funcionários da Transpetro, que administra a tubulação, perceberam queda na pressão do duto.
O Centro de Controle da Tubulação fica no Rio de Janeiro. A queda na pressão indica alguma anormalidade no duto. Essa anormalidade poderia ser um rompimento acidental. No caso, a queda da pressão ocorreu devido a uma ligação clandestina na tubulação.

Funcionários iniciaram um patrulhamento, vistoriando o duto, para encontrar o local onde estaria acontecendo a anormalidade.
Quando os técnicos chegaram próximo ao Rio Jaguari, encontraram a tubulação, caída, vazando combustível.

No momento do furto, gasolina era transportada através da tubulação. O combustível vazou e chegou ao Rio Jaguari.
Imediatamente, os técnicos da empresa informaram o vazamento à Cetesb. Segundo informações, o chamado foi registrado por volta das 23h.

Medidas de contenção do vazamento foram realizadas. Também foi iniciado um trabalho de contenção do combustível, para que não se espalhasse pelo rio.
Esponjas, que sugam o óleo, foram jogadas em todo o trecho atingido pelo vazamento.

No domingo (4), técnicos iniciaram o trabalho de recuperação da tubulação.
Foi feita uma escavação, em volta da tubulação, e um reforço foi soldado.

Na manhã de segunda-feira (5), técnicos da companhia ainda estavam no local, terminando o trabalho de manutenção da tubulação.
Em nota, a Transpetro se pronunciou de forma oficial:

“Na tarde do dia 3 de dezembro, a Transpetro constatou um furto de combustível no oleoduto Osbra – que liga a Refinaria de Paulínia (Replan) à Brasília – na altura do município de Paulínia (SP).

A ação criminosa provocou um vazamento de gasolina e parte do produto atingiu o Rio Jaguari. Imediatamente, as equipes de emergência da Transpetro foram acionadas para conter o produto e realizar o reparo na estrutura.

A Transpetro acionou a polícia e comunicou as autoridades competentes. No momento, o Osbra funciona normalmente. A companhia está colaborando com as investigações e ressalta que preza pela segurança das pessoas, do meio ambiente e de suas operações. Entre suas medidas preventivas está o telefone 0800 128 121, que é um canal de comunicação disponibilizado para a comunidade fazer denúncias, tirar dúvidas ou enviar sugestões”.

A Cetesb, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, responsável pela fiscalização no estado, também foi contatada, porém, até a publicação desta matéria, não se manifestou de forma oficial.

Também foi feito contato com a Assessoria de Imprensa do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, da qual o Rio Jaguari faz parte. No entanto, a Assessoria de Imprensa também não se manifestou até a publicação da matéria.