Calor intenso exige cuidados com animais de estimação

As altas temperaturas incomodam a maioria das pessoas, porém, essas podem arrumar maneiras de se refrescarem por si mesmas, diferente dos pets e animais domésticos que dependem dos cuidados de seus proprietários. Por esse motivo, é importante lembrar os riscos que as altas temperaturas trazem para os xodós e, também, formas de cuidados diferentes nesta época quente do ano.
O médico veterinário Dr. Adriano Coghi Poletti, responsável pela clínica Vila Bicho, fala sobre os riscos, alguns fatais, que a exposição extrema ao calor pode oferecer aos pets. “Chamado de estresse térmico, ele é capaz de fazer com que o animal tenha queda de imunidade. Também, por exemplo, fazer com que ele tenha problemas relacionadas a hipotermia, quando ele não consegue trocar a temperatura e há aumento exagerado dela. Além disso, pode causar convulsão, vômitos, desmaios, náuseas. Basta lembrar que as sensações são as mesmas do ser humano”.

Raças específicas
“Quanto mais pelos, mais estresse térmico, por isso, é bem vindo tosar algumas raças, principalmente, as mais peludas. O Labrador, Golden Retriever, Akita, Chow Chow são apenas exemplos. Todo cuidado com animal idoso é muito bem vindo”.

Ambiente
Além dos pelos mais curtinhos, o ambiente merece cuidados especiais. “Sempre sombreado, com água fresca, trocada pelo menos duas vezes ao dia. Pode-se colocar cubos de gelo na água para incentivar o animal a tomar e se refrescar, assim ele se hidrata mais. Também existem no mercado tapetes que se colocam na geladeira e duram até 10 horas com uma temperatura geladinha para o pet”.

Proibido
“Deve-se evitar ao máximo passeio em altas temperaturas do dia. Para nós, já é cansativo; para eles, há ainda mais desidratação, hipertemia, queimaduras nas patinhas, entre outros problemas”.

Mudanças
“O apetite cai um pouquinho, é normal diminuir a quantidade de comida. “Tome cuidado com comida à vontade. Altas temperaturas estragam fácil a ração e podem fazer mal aos pets. Para os animais cardiopatas, piora a situação, eles desidratam mais, possuem menor capacidade de trocar a temperatura corpórea e isso pode descompensar o cardíaco dele”.

Ectoparasitas
“Os ectoparasitas são problemas comuns nesta época quente. Atenção aos problemas de pele, doença do carrapato, pulgas e carrapato. Cuidado redobrado aos animais propensos a Neoplasia, câncer de pele. Pittbull, Rottweiler, Boxer e animais de pele muito branca adoram tomar sol. Neste caso, deve-se passar protetor solar ou impedi-lo da exposição ao sol”.