Criar muitas expectativas aumenta o medo de dirigir

A maioria dos jovens sonha em fazer 18 anos não apenas para ser considerada “maior de idade”, mas também para tirar carta e não precisar mais dos pais, familiares e amigos para os levarem para os lugares. No entanto, a ansiedade e toda vontade de tirar carta podem gerar medo e nervosismo, não somente aos jovens, mas também aos adultos que ainda querem dirigir, mas ainda não têm habilitação.

Segundo Ricardo Medeiros, proprietário da Autoescola Renascer, a primeira exigência para começar a tirar carta é ter 18 anos completos. “Após a ida a uma autoescola de confiança e depois de feita a matrícula, o aluno é encaminhado para fazer o exame médico e psicotécnico, que é o primeiro exame; se estiver apto a dirigir, este aluno, então, deve fazer um curso teórico de 11 a 13 dias; nele, são abordadas todas as matérias relacionadas: direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente, cidadania, mecânica básica e legislação de trânsito. Dentro desse curso, tem todo um treinamento apostilado para o aluno se preparar para fazer o exame teórico, que compreende 30 perguntas. Para poder começar suas aulas práticas e ser aprovado, o aluno precisa acertar, no mínimo, 21 questões no exame teórico”, esclarece.

Ricardo Medeiros Empresário Autoescola Renascer

Ricardo Medeiros
Empresário
Autoescola Renascer

Para iniciar as aulas práticas, primeiramente, deve ser feito o simulador de direção e, depois do certificado dele, aí sim partir para as aulas práticas. “São 5 aulas no simulador e, posteriormente, 20 no carro e 20 na moto”, informa o especialista.

Quando toma a atitude de tirar carta, a pessoa cria uma ansiedade ou medo muito grande, porque ela acha que não é capaz. “Vários fatores podem influenciar nisso: pressão da família ou conhecer histórias de colegas que já reprovaram no teste de direção. Então, ela fica temerosa para tirar carta e, muitas vezes, pelo nervosismo, não consegue ir adiante no curso. Porém, essa pessoa precisa saber que o primeiro obstáculo é justamente ela não saber dirigir, criando expectativas demasiadas para isso. Em todas as autoescolas da cidade, existe um treinamento e preparação para lidar com essas pessoas, que vão adquirindo confiança e vencendo o medo”, esclarece Ricardo.

O profissional observa que os instrutores passam por um treinamento para poderem oferecer outro treinamento aos alunos. “Sempre falamos que o instrutor é um psicólogo, que não deve se preocupar não somente com os ensinamentos, as lições, mas também com o psicológico do aluno. É preciso ter paciência e fazê-lo focar no estudo”, afirma.

Categorias
Veja, abaixo, um pouco sobre as categorias de habilitação e suas particularidades:
• Categoria A – motocicletas;
• Categoria B – veículos de até 3.500 kg, como os carros e caminhonetes;
• Categoria C – acima de 3.500 kg, como caminhão, por exemplo;
• Categoria D – transportes coletivos, que abrangem todos os anteriores, menos a moto;
• Categoria E – abrange todas as categorias anteriores, inclusive, veículos articulados.

“Todo esse processo das categorias é por estágio; por exemplo, estando na categoria B, o motorista deve ter pelo menos um ano de carteira para poder ir para a C; dois anos para a categoria D e, no mínimo 21 anos de idade; e recentemente foi instituído o exame toxicológico, para quem será habilitado ou adicionado à categoria profissional”, informa Ricardo.

Outro fator que gera dúvidas é se o motorista não dirigir após tirar carta pode “esquecer” tudo o que aprendeu antes: “não é verdade”, afirma Ricardo. “Esse motorista, com certeza, não irá esquecer totalmente como se dirige, mas, vai ficar bastante inseguro quando for dirigir, independente do veículo, principalmente, para aquela pessoa que aprendeu a dirigir na autoescola. Temos esse treinamento também, em que a pessoa que já tem a carta está muito insegura: fazemos um trabalho diferente com ela, treinando suas habilidades e controlando sua insegurança, abrangendo mais a prática”, explica ele.

Traumas
Há casos de pessoas que já sabem dirigir ou que dirigem há muito tempo e sofrem um acidente de trânsito, ficando com traumas e não conseguem mais dirigir. “Nessas situações, é um problema psicológico; então, essa pessoa deve tratar-se psicologicamente. É comum o trauma, mas, a pessoa deve aceitar que isso é normal e acidentes podem acontecer com qualquer um, assim como acontecem o tempo todo. Essas pessoas também podem procurar uma autoescola para realizarem novamente as aulas práticas, a fim de conseguirem superar o medo”, sugere Ricardo.A garçonete Gabrielle Bottcher tem 18 anos e está tirando carta. Ela afirma que já fez o teste teórico e, apesar de ter achado relativamente fácil, conta que ficou muito nervosa no dia. “Todas as perguntas do teste eram condizentes com o que o professor passou nas aulas teóricas, porém, sempre dá aquele nervosismo. Agora, que vou fazer as aulas práticas, estou mais nervosa ainda porque eu nunca dirigi na minha vida!”, brinca ela. “Tenho medo de atropelar alguém, ou bater o carro, porque eu sou desastrada! Mas, estou tirando para ter mais dependência, não depender dos outros o tempo todo, e essa é a minha motivação”, afirma a aluna.

Gabrielle Bottcher acabou de fazer 18 anos e já está tirando carta

Gabrielle Bottcher acabou de fazer 18 anos e já está tirando carta