Dente oposto

Quando minha filha Larissa estudou odontologia, acabei aprendendo várias coisas sobre os dentes. Quase virei um dentista, ou quem sabe um Tiradentes. Mas houve um detalhe que aprendi quando ela, recém-formada, precisou fazer um tratamento ortodôntico. Buscamos um conceituado especialista de Piracicaba, que trabalhava em parceria com a filha. Na terceira visita, a certo momento, a cirurgiã-dentista, muito comunicativa e competente, explicou que sua jovem paciente precisava extrair dois terceiros molares superiores. Apesar de serem chamados de dentes do siso ou do juízo, pois normalmente nascem entre os 16 e os 20 anos, esses dentes não têm uma forma definida e podem causar muitos impactos negativos. Por isso, os dentistas recomendam sua remoção. Para minha surpresa, a dentista disse que o dente do siso pode crescer de modo exagerado, se não houver um dente oposto para impedir seu desenvolvimento.
Sentado no consultório, comecei a viajar na imaginação e a refletir que existem muitos “dentes sem juízo” por aí que precisam de uma força oposta para impedir seu crescimento. Ellen White escreveu que “o príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da Divindade, o Espírito Santo” (Evangelismo, p. 617). Se não houver uma força Divina para se opor ao mal, ele causará inúmeros danos.
Jesus pediu ao Pai “o mais alto dos dons”, o Espírito Santo, para ajudar Seu povo a resistir ao mal. Ellen White afirma: “[O Espírito Santo] ia ser dado como agente de regeneração, sem o qual o sacrifício de Cristo de nenhum proveito teria sido. O poder do mal se estivera fortalecendo por séculos, e alarmante era a submissão dos homens a esse cativeiro satânico. Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira pessoa da Divindade, a qual viria não com energia modificada, mas na plenitude do Divino poder” (O Desejado de Todas as Nações, p. 475).
De fato, há certas coisas que precisam de um poder oposto para impedir seu avanço destrutivo. Na vida espiritual, se a luta para manter a comunhão com Deus e a submissão a Ele é imprescindível, a batalha para vencer o mal é inevitável. Por isso, peça hoje o poder Divino para você se posicionar contra o mal em qualquer de suas formas. Mantenha um relacionamento íntimo com o Senhor e construa um sistema de segurança mental e emocional. Revista-se com o caráter de Cristo e o poder do Espírito Santo. O mal não deve apenas ser condenado com palavras, mas combatido com ações.