Fidelidade

Queridos, hoje quero conversar com todos os leitores sobre a “Fidelidade”. O Dicionário Michaelis a define como sendo “afeição constante”. Deve acontecer hoje, amanhã e sempre, tanto no casamento, na empresa, nos relacionamentos, na igreja, como no viver diário da vida cristã. Todas as pessoas devem demonstrar fidelidade aos compromissos assumidos.

Antes de entrar diretamente no assunto, chamo a atenção de cada um para o seguinte: A laranjeira. Todo mundo sabe que a laranjeira produz laranjas e que estas são formadas de gomos com polpa deliciosa e sementes com poder para germinar e produzir outras laranjeiras. Entretanto, o que ela tem a ver com fidelidade? Vou usá-la simplesmente para um paralelo. Vejamos!

O nosso texto descreve o “fruto” do Espírito. Ele tem diversas partes como os gomos da laranja. Assim os “gomos” do fruto do Espírito são: amor, alegria, paz… fidelidade, etc… . Cada uma dessas partes é extraordinária. Exala o bom perfume de Cristo e tem poder transformador e germinador. Por exemplo:

Quando amamos alguém de coração, faz bem a ele e tem poder para confortá-lo e levá-lo a Cristo. Para surpresa de muitos, o “fruto” do Espírito não aparece por acaso na vida de uma pessoa. É necessário que ela tenha um encontro pessoal com Cristo, aceitando-O como seu único e suficiente Salvador, nascendo espiritualmente da vontade de Deus (Jo. 1:12-13). Quando isso acontece, o salvo recebe uma nova natureza (a espiritual) que, pela operação do Espírito Santo, vai produzir o fruto do Espírito em sua vida.

É evidente que a sua velha natureza (a carnal) vai se opor a tudo o que a nova natureza pretende realizar para a glória de Deus. Ambas as naturezas são opostas e seus interesses também (Gl. 5:16-23). Uma busca os prazeres da carne e a outra do espírito. O que fazer para que o Espírito Santo opere na vida do crente para que a fidelidade, “afeição constante”, aconteça em sua vida de maneira efetiva?

Alguém poderá perguntar: É possível viver assim para a glória de Deus? Sim! E tenho certeza que tendo o Espírito Santo em sua vida, Ele preparará o teu coração para manifestar a “fidelidade” em tua vida. E você que está lendo esta meditação, ainda não tem Cristo em seu coração? Decida-se hoje mesmo por Ele, pois, “…Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais seus o vosso coração, …” (Hb. 3:15).

Outro aspecto importante que devemos ressaltar é que Deus sempre será fiel para conosco. Isto nunca muda e nos é prometido em Sua palavra: “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de Seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” I Coríntios 1:9.

Mas creio que o grande desafio de cada um de nós é: Qual tem sido a nossa atitude em relação a esta fidelidade? Devemos demonstrar gratidão por tão grande fidelidade. Mas, como ter esta atitude, quando se está desempregado, quando estou doente, ou quando as coisas não vão bem para nós? Observe algumas orientações de como podemos conseguir isso:
– Reconhecer o perigo de não agradecer – Em Romanos 1:21, temos que um grupo de homens conheciam a Deus, mas não davam graças. Como consequência, tiveram os seus corações obscurecidos. Quando não somos gratos, tiramos a glória de Deus, perdemos de vista a sua beleza e assim perdemos a visão da fidelidade de Deus;
– Memorizar versículos que enfatizam a gratidão – Tanto no Antigo Testamento (I Cr. 16:34, Sl. 69:30) , quanto no Novo Testamento (Ef. 5:18-20; Cl. 3:15), temos vários versículos que nos desafiam a sermos gratos. Esta atitude nos faz lembrar que nós, mesmo não conseguindo controlar as circunstâncias, podemos ter a certeza de que Alguém maior do que nós está no controle de tudo;

– Ser grato por tudo o que Deus fez no passado – Olhar para o passado, vendo como Deus foi fiel – e continua sendo ainda hoje – aumentará a nossa confiança pelo que Deus pode fazer no futuro (Sl. 100:5);
– Agradecer a Deus, mesmo em circunstâncias desfavoráveis – O salmista nos exorta a sermos gratos não por causa das circunstâncias, mas por causa da justiça de Deus (Sl. 7:17). Se Ele é justo e nós não, a nossa atitude deve ser a de confiar que Ele tem o melhor para nós.

Creio que uma vida grata não ocorre do dia para a noite, mas quero desafiá-los para que ainda esta semana coloquem em prática em suas vidas algumas destas sugestões. Desta forma, experimentaremos mais a fidelidade de Deus em cada circunstância de nossas vidas.
Que Deus nos abençoe.

Pastor Devair Sampaio
Igreja Evangélica Ação Bíblica