João Mauro Kugel é destaque na categoria e participa da Expoartur

João Mauro Kugel é peão de rodeio profissional e leva o nome do município para todas as competições que participa durante o ano todo. Casado há onze anos com Priscila Karla Kuhl Kugel, ele tem duas filhas, Isabela e Helena, e conta que, apesar da vocação e atual profissão, este não era seu sonho de criança. Acompanhe:

O início
“Meu pai sempre teve Cia, tinha boi, cavalo, arena e fazia o rodeio completo. Mesmo assim, o interesse não veio desde que eu era criança. Terminei meus estudos, prestei a faculdade… Como meu primo montava, eu senti vontade e, do nada, comecei montar quando eu já tinha meus 21 anos de idade. Depois de velho já, porque, geralmente, a molecada começa a montar desde novo, treinando, e eu aos 21 anos fui começar!”, brincou o peão, que está nas arenas há 15 anos.

Vocação
“Montei em dez bois treinando, fui para o meu primeiro rodeio e já entrei na final. Pensei comigo ‘é fácil demais’, mas, no segundo rodeio, caí e fui eliminado. Porém, no terceiro, já fui campeão. Foi quando determinei e decidi: ‘É isso que eu quero’ e estou até hoje, desde os 21 anos de idade”.

O treinamento
“Antigamente, eu costumava treinar mais, mas, agora, viajo toda semana e monto de quinta a domingo. De segunda a quarta, fico em casa, mas, na quinta, sempre viajo novamente. Já participei de rodeios em Mato Grosso, Goiás, em vários estados do país e até nos Estados Unidos. Isso é de janeiro a janeiro, toda semana”.

As premiações
Já fui tricampeão brasileiro, ganhei o Campeonato da PBR Brazil, Campeonato da Equipe Rozeta e também o Campeonato 3M. Além disso, meu currículo já possui 32 motos, 2 carros, além de premiações em dinheiro. Fui campeão nas cidades de Americana, Ouro Verde, Cajamar, São José do Rio Preto, vice-campeão de Barretos e finalista mundial em Las Vegas”.

“Família é tudo, é base, estrutura e incentivo”, confirmou o peão, que é casado com Priscila e tem duas filhas

Prós e Contras da profissão
“É na hora que abre a porteira que a adrenalina é muito grande… Ali, você esquece de tudo; na arena, são apenas você e o boi. Porém, apesar de ser com as derrotas que aprendemos muito da vida, essa é a parte mais frustrante, porque, muitas vezes, você vai bem quinta, sexta e até sábado, mas, no domingo, dia em que manda tudo, você precisa estar entre os dez e acaba caindo… Não é fácil”.

ExpoArtur
“Já sou quatro vezes campeão na cidade de Artur Nogueira. Foram duas vezes no ‘Arraial do Pé Queimado’, como era chamado antigamente, uma vez no Clube Floresta e, em 2008, fui campeão da ExpoArtur. Neste ano, acabei não tendo a melhor das classificações no evento, mas, a participação sempre é muito válida”.

Incentivo
“Quando há oportunidade de ser perto, minha esposa e minhas filhas acompanham. É raro, mas, às vezes, dá certo – tenho muito incentivo delas. Minha mãe não gosta muito por preocupação. A família é a base de tudo, sempre falo que tudo que nós temos, tudo que conquistei, é montando no boi, mas, se não tiver uma família, uma base para te estruturar, de nada vale”.

Apoio
Apesar de Cosmópolis não ser uma cidade que apoia os peões de rodeio ou oferece qualquer ajuda para quem leva o nome do município para todo o país, tenho apoio privado e faço meus agradecimentos ao meu amigo ‘Babu’, da loja Caetano Pneus; e a Grife Vaqueiros.