O Deus dos novos começos

Exilado na Pérsia, onde servia como copeiro no palácio do rei, Neemias chorou quando soube da lamentável situação de Jerusalém. Ele também jejuou e buscou o auxílio e a direção de Deus. Parecia que entre as ruínas dos muros derrubados de Jerusalém também jaziam as promessas de Deus para Seu povo, junto com Suas esperanças aparentemente destruídas.
Deus, contudo, ouviu as orações de Neemias, mostrou-lhe como proceder com a restauração e reconstrução da cidade, e, o mais importante, lembrou Seu servo de que Ele é o Deus dos novos começos. Um dos pedidos da oração de Neemias durante seu prolongado jejum foi que Deus lhe concedesse favor aos olhos do rei Artaxerxes. Um dia, o rei perguntou a Neemias por que ele parecia tão pálido e triste. Pedindo sabedoria em uma oração silenciosa, ele expôs cautelosamente o dilema de Jerusalém.
Deus não só concedeu a Neemias favor aos olhos do rei, mas também ordenou que o rei se tornasse o próprio canal mediante o qual o Céu financiaria o projeto de restauração. Além disso, Artaxerxes deu autoridade para Neemias dirigir o trabalho, a despeito da oposição dos inimigos de Israel, garantindo a segurança tanto da cidade quanto do templo reconstruído, o centro da adoração a Deus na Terra.
O trabalho foi árduo, e a oposição, feroz, mas o muro foi reconstruído. Em agradecimento, Neemias ordenou que todo o povo de Israel participasse de uma celebração de louvor (Ne 8:1) ao Deus da restauração e dos novos começos. Ele disse: “A alegria do Senhor os fortalecerá” (v. 10).
Você tem seu lar, algum relacionamento ou algum sonho desfeito? Deus pode juntar os pedaços e criar um novo começo para você. Ele promete: “Vou compensá-los pelos anos de colheitas que os gafanhotos destruíram” (Jl 2:25). No início deste novo ano, Jesus oferece restauração, esperança e cura. Com Deus, nada é impossível.
Acredite que este é um novo dia. Um novo e empolgante ano para você ter uma experiência única com Deus. “Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; deem-Lhe graças e bendigam o Seu nome” (Sl 100:4).
Aceite Sua restauração. Sua libertação. E tenha um feliz – e muitíssimo abençoado – ano novo!
Maria Raimunda Lopes Costa