O valor da salvação

No início do novo ano, o maior presente que precisamos vem de Deus, a SALVAÇÃO.
“Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo” (2Pedro 1.4).
Então, vamos lá…
I – (1João 5.14-21) – O mundo inteiro jaz no maligno.
O pecado não consiste em apenas alguns atos praticados isoladamente, mas é antes, uma atitude assumida diante de Deus. Antes da nossa conversão, éramos inimigos de Deus (Rm 5.10). Portanto, é necessário, antes de mais nada, que o homem mude de atitude para com Deus, o que é conhecido na Bíblia, por arrependimento. Sem crer na Obra e na Pessoa de Jesus não há salvação. Mas, “Quem crê nEle não é condenado, porquanto crê no nome do Unigênito Filho de Deus” (Jo 3.18).
O pensamento de um castigo futuro a ser aplicado ao pecador não agrada a uma mente carnal. Mas, a Palavra de Deus nos declara firmemente: “Não pequeis” (1Jo 2.1). “Não pequeis” está gravado na mente de todos os seres humanos, pois, temos uma consciência que nos acusa do pecado. É a voz de Deus falando nas vidas dos pecadores. A transgressão da lei de Deus receberá a justa recompensa, ou seja, a condenação. Este castigo será eterno (ler 2Ts1.7-9).
II – (João 3.1-16) – A salvação.
O propósito e o plano da salvação veio do coração de Deus. Ele deseja que todos sejam salvos, pois Ele não tem prazer em que os homens sejam lançados no inferno (ler 1Tm 2.4). Na realização deste propósito está empenhada a Trindade: Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. O plano da salvação não foi algo improvisado, feito de última hora, mas foi preparado desde os tempos antigos pelo Senhor (Gl 1.9).
Na salvação, opera-se uma “nova criação”, partindo de Deus: “Assim que, se alguém está em Cristo, uma nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2Co 5.17). É um “novo nascimento” sem o qual não podemos entrar no Reino de Deus. É a regeneração e a renovação de nossa vida, pelo Espírito Santo (Tt 3.5). Regeneração, nova criação, novo nascimento, vida eterna e renascimento, não são meras ideias abstratas, mas são, antes, o maior milagre operado por Cristo em nossas vidas, e os seus efeitos têm duração eterna.
Somos justificados de nossos pecados, quando somos salvos. Somos justificados “pelo Seu sangue” (Rm 5.9), “por meio da fé” (Rm 5.1), e assim passamos a desfrutar da esperança da “vida eterna” (Jo 5.24).
III – (Romanos 8.1-9) – Libertos da escravidão do pecado.
A morte de Jesus perdoa os nossos pecados, e a Sua ressurreição nos garante a vitória sobre o poder do pecado. Alcançamos, assim, vitória sobre o mundo pecador: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (1Jo 5.4). A fé é o elo de nossa ligação com Deus, a ponte entre a fraqueza humana e o poder Divino. Dessa maneira, a fé se torna um canal através do qual a Onipotência de Deus se torna disponível na experiência humana.
Quando somos salvos, há cessação do pecado como prática comum na nossa vida. “Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece Nele; e não pode pecar porque é nascido de Deus” (1Jo 3.9). Podemos até pecar, mas o pecado não tem mais o poder de escravizar nossas vidas, em nome de Jesus.