Olhando para o alvo

Quando éramos crianças, gostávamos de traçar linhas na neve com pauzinhos. Às vezes, competíamos para ver quem podia traçar a linha mais reta. Dois meninos decidiram traçar uma linha em direção a uma determinada árvore, seu alvo. Os dois começaram e logo alcançaram o alvo. Após olharem para trás para as linhas, um dos meninos perguntou por que a linha do seu amigo era muito mais reta que a dele. A resposta foi: “Fiquei olhando para a árvore como meu alvo e não olhei para outro lugar”. O outro menino tinha olhado para trás algumas vezes e perdido de vista o alvo.
O apóstolo Paulo escreveu algo semelhante em Filipenses, o verso de hoje. “Avançando para as [coisas] que estão adiante, prossigo para o alvo.” Ele tinha um alvo a alcançar, seu chamado celestial, a vida eterna que Deus concede por meio de Jesus Cristo.
O versículo 12 deste mesmo capítulo diz que Paulo não era perfeito, mas Jesus cuidou dele em Seu amor e o perdoou. É por isso que ele sempre queria olhar para Jesus, fazer Sua vontade, e segui-Lo fielmente. Se quisermos alcançar nosso alvo com Deus, precisamos olhar adiante. Olhar para trás não é bom; parar também não. Jesus vai diante de nós no caminho da nossa vida; Ele forma o caminho com Suas pegadas, e tudo o que precisamos fazer é segui-Lo.
No entanto, em nossa jornada espiritual, é bom parar de vez em quando e olhar para trás para considerar o que Deus tem feito por nós e como Ele tem nos abençoado. De fato, não temos nada a temer quanto ao nosso futuro quando analisamos e recordamos como o próprio Deus nos conduziu em nossa caminhada com Ele. Quando fazemos isso, devemos esquecer tudo o que atrapalha nosso progresso em direção ao alvo.
Isaías refletiu esta mesma ideia quando escreveu, “conduzirei os cegos por caminhos que eles não conheceram, por veredas desconhecidas Eu os guiarei: transformarei as trevas em luz diante deles e tornarei retos os lugares acidentados. Essas são as coisas que farei; não os abandonarei” (Is 42:16). Verdadeiramente, somente Deus pode conduzir para o alvo que vale a pena.
Nossos alvos variam de acordo com nossa idade. Mas é sempre bom nos esforçarmos para alcançar alvos elevados. O alvo mais elevado de um cristão deveria ser o desejo de estar reunido com nosso Pai um dia no Céu. Esse é um alvo digno pelo qual viver, e urgente.

Kathi Heise