Pneus e óleos devem ser descartados em local apropriado para reciclagem

Ser sustentável e contribuir para a preservação do meio ambiente não é tão difícil quanto parece. Tudo começa dentro de casa, com a forma que lidamos com as coisas: ser cuidadoso e adotar hábitos preventivos a fim de obter uma maior durabilidade do produto é como devemos começar. Em seguida, devemos fazer o descarte correto dos materiais e destiná-los à reciclagem sempre que possível.

Com os veículos, isso não é diferente; os proprietários sabem que muitas peças, componentes e fluidos são descartados periodicamente, quando atingem sua vida útil, porém, nem sempre da forma mais sustentável. Por essa razão, o grupo Dpaschoal, rede de serviços automotivos, passou a oferecer coleta e descarte ambientalmente sustentável para os veículos também.

A equipe do jornal GAZETA de COSMÓPOLIS conversou com o representante da Dpaschoal em Cosmópolis, proprietário da empresa AS Auto Center, Antônio Nabão (conhecido como Toninho); com a consultora comercial Juliana Cóvulo; e com o gerente da filial 600, de Campinas, Marcelo Tomáz, para esclarecer como é feita a coleta e reciclagem. Eles nos indicaram quais são as peças e fluidos que recolhem e enviam para reciclagem correta. “São eles: pneus, óleos, filtros, pastilha e lona de freio, amortecedores, pivô e até papelão. Resumindo, são mais materiais de aço, borracha e óleo. Como a empresa lida com a mecânica dos carros, são recolhidas as peças da parte de baixo dos veículos”, informa Toninho.

O empresário, com muita experiência em pneus, explica que o pneu é um dos materiais mais prejudiciais à natureza, porque ele não se desintegra. “O processo da passagem física do pneu, do elástico para o plástico, que é a vulcanização, não pode ser revertido. Portanto, ele permanece poluindo a natureza por tempo indeterminado”, esclarece Toninho.

Em Cosmópolis, os pneus são destinados ao viveiro da Prefeitura, que é um local que recolhe todos os pneus. Esses locais chamam-se Ecopontos e estão presentes em quase todas as cidades da região. “Esses pneus que já não podem mais serem usados nos veículos são vendidos a empresas de serviços de asfalto, que, por meio de fornos de altas temperaturas, são reutilizados. Então, direcionamos esses pneus da AS Auto Center para a Prefeitura”, afirma o empresário.

Quem mantém o Ecoponto municipal é a Associação Nacional dos Fabricantes de Pneus (ANIP). “Esses fabricantes precisam fazer o ciclo total do pneu, inclusive, recolhê-los e descartá-los corretamente. Além disso, os pneus devem ser muito bem guardados para evitar acúmulo de água, que pode atrair larvas e mosquitos da dengue, além de roedores e insetos”, explica o gerente da filial de Campinas, Marcelo Tomáz.

A respeito do óleo, Toninho explica que há uma empresa que recolhe e reutiliza para outros fins. “Também são recolhidas peças para serem depositadas no ferro velho, ou reaproveitadas, que são amortecedores, filtros etc. Eles reaproveitam a haste do amortecedor para fazer talhadeira, por exemplo. Todos os materiais têm um destino ambientalmente correto”, observa ele.

Recipiente de depósito de óleo para reciclagem

Recipiente de depósito de óleo para reciclagem

Marcelo Tomáz afirma que, antes de fazer o descarte correto, o motorista deve ter consciência ambiental e fazer o possível para aproveitar esse componente o máximo possível. “Primeiramente, priorizamos o cuidado com as peças e componentes. Fazer manutenção preventiva, manter as revisões em dia, ter hábitos corretos com o veículo para que não haja o descarte prematuro dos componentes. Essa consciência tem impacto positivo não só para a natureza, como também no bolso do cliente. Todos são beneficiados, e nós aconselhamos que isso seja levado a sério”, comenta ele.

Para comprovar que esses materiais estão tendo seu destino correto, são emitidos certificados das empresas que os recolhem para a representante da DPaschoal em Cosmópolis. “Os clientes questionam, sim, porque a sustentabilidade é um assunto que está em evidência. Por essa razão, e também para manter a empresa nos padrões máximos de ética e compromisso, nós temos todos os certificados de retirada de material para reciclagem”, informa Toninho.

Não são somente os clientes da empresa que podem descartar corretamente os resíduos e materiais. Você também, se tiver algum dos materiais citados na matéria, pode dirigir-se a AS Auto Center para fazer o descarte correto.

Marcelo Tomáz é gerente da filial DPaschal 600, de Campinas; Juliana Cóvulo é consultora comercial; e Toninho é empresário da AS Auto Center Endereço: Rua João Aranha, 303, Centro

Marcelo Tomáz é gerente da filial DPaschal 600, de Campinas; Juliana Cóvulo é consultora comercial; e Toninho é empresário da AS Auto Center
Endereço: Rua João Aranha, 303, Centro