Qual é o sentido da vida?

Oi, queridos! Tudo bem? Uma hora ou outra na vida nós paramos para fazer a pergunta clássica: “Qual é o sentido da vida?”.Você pode nunca ter pensado nisto, mas, hoje, eu te desafio a fazer esta pergunta a você mesmo.

Muitas vezes, passamos a vida toda correndo atrás de um objetivo que se revela vazio depois que o alcançamos. Há os mais diversos propósitos que as pessoas querem conquistar, e não há mal algum em correr atrás de seus sonhos, mas, o problema está em quando nossos sonhos se tornam nosso propósito de vida. Quer ver por que não dá certo?
Salomão escreveu desta forma em Eclesiastes 1:2: “Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade”. Salomão foi o rei mais sábio já visto, além de rico, com várias mulheres, palácios e bens de dar inveja em qualquer um. Tudo que seu coração desejou, ele conseguiu. Mas, mesmo assim, ele termina sua vida dizendo que tudo é vaidade. A pergunta é: por quê?

Deus nos criou para algo além do que podemos experimentar no aqui e no agora. Salomão diz em Eclesiastes 3:11: “… Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade…”. Dentro de cada coração está a marca do Criador dizendo: “Filho, isso não é tudo! Eu posso e quero te dar muito mais!”.

Deus nos criou à Sua imagem e semelhança e isso quer dizer que somos muito mais parecidos com Ele do que qualquer outra coisa deste mundo. Antes da queda do ser humano no pecado, Deus nos deu um combo de propósitos: (1) Deus fez o homem um ser sociável (Gn 2: 18-25); (2) Deus deu um trabalho ao homem (Gn 2:15); (3) Deus tinha comunhão com o ser humano (Gn 3:8); e (4) Deus deu ao homem o domínio sobre a terra (Gn 1: 26).
O que isso significa? Que só seremos realmente felizes e teremos propósito na vida quando desfrutarmos de cada uma dessas coisas que Deus nos deu. O real sentido da vida é encontrado quando passamos a seguir a Cristo como discípulos, passando tempo com Ele, lendo a Bíblia, orando e sendo obedientes. Você pode estar pensando: “Nossa, mas isso não me parece tão incrível e realizador!”. Aguenta aí e lê mais um pouquinho…

Jesus Cristo diz em Mateus 11:28-30: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve”. E também em João 10:10 “…Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.

O que todas essas passagens mostram é que eu e você temos uma escolha. Podemos escolher guiar nossas próprias vidas (e continuarmos a viver uma vida vazia) ou podemos escolher seguir a Deus e buscar Sua vontade para nós (o que transformará sua vida em algo completamente com sentido, preenchida, contente e satisfeita). É importante dizer que, quando seguimos a Jesus, não é sinônimo de que não teremos problema ou que a vida será mais fácil, mas você viverá em felicidade, mesmo com as adversidades.

E sabe o que é mais legal ainda de tudo isso? Que Deus fará novos céus e nova terra para morarmos, onde não haverá dor, nem sofrimento, nem culpa, maldade… Neste tempo, Ele também restaurará a comunhão total com a humanidade que aceitou segui-Lo.

Agora me diz: vale a pena passar a vida inteira correndo somente atrás das coisas daqui e morrer separado de Deus? Não vale, não é? Então, mexa-se. Mude de direção. Jesus te oferece uma vida muito melhor que essa que vivemos. Encare seus medos. Peça a ajuda de Jesus. E, então, você nunca mais sentirá fome de sentido de vida. Agora, conseguimos entender porque Salomão escreve que tudo é vaidade embaixo do sol.

De Frente com Jesus
Por Bruna Genaro
Jornalista
Mais assuntos da Bíblia em:
www.youtube.com/BrunaGenaroDeFrenteComJesus
www.facebook.com/brunagenarooficial