Quando Deus parece distante

“Ele Se escondeu do Seu povo, mas eu confio Nele e Nele ponho a minha esperança” (Isaias 8:17).
Deus é real, a despeito de como você se sinta. É fácil adorar a Deus quando as coisas vão bem – quando Ele provê comida, amigos, família, saúde e situações felizes. Mas, as circunstâncias não são sempre agradáveis. E como então você irá adorar a Deus? O que você faz quando Deus parece estar a milhões de quilômetros?
A mais profunda adoração é louvar a Deus a despeito da dor, dá graças durante a provação, manter a confiança Nele em meio à tentação, render-se a Ele durante um sofrimento e levá-lo quando Ele parece distante. Amizades são frequentemente testadas por separação e silêncio, ou você é separado por uma distância física ou está impossibilitado de conversar. Na sua amizade com Deus, não será sempre que você sentirá próximo Dele. Todo o relacionamento passa por períodos de proximidade e distanciamento, e no relacionamento com Deus, por mais íntimo que seja, o pêndulo vai oscilar de um lado para outro. É aí que a adoração fica difícil.
Para amadurecer a amizade, Deus irá testá-lo com períodos de aparente separação, épocas em que se tem o sentimento de que Deus está a quilômetros de distância. João da Cruz se referia a esses dias de seca espiritual, dúvida e distanciamento de Deus como a noite escura da alma. Outros mencionam como o inverno do coração. Com exceção de Jesus, Davi foi provavelmente quem teve uma amizade mais íntima com Deus que qualquer outra pessoa.
Deus teve prazer em chamar um homem segundo o seu coração. Apesar disso, frequentemente, reclamava da aparente ausência de Deus. Por que Tu, Senhor, Tu permaneces afastado na hora do sofrimento? Por que Te escondes de mim? Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústias? Por que me rejeitastes?
É óbvio que Deus não abandonou realmente Davi, assim como não abandonará você. Ele prometeu várias vezes: “Eu jamais o abandonarei ou o rejeitarei”. Mas, Deus não prometeu: “você sempre sentirá a Minha presença”. Aliás, Deus reconhece que, algumas vezes, esconde a Sua face de nós. Existem momentos em que Ele parece ter desaparecido de nossa vida sem deixar pistas. Mas, Ele continua sempre presente em nossas vidas. Amém!

 

Jusleino José de Freitas
Igreja Assembleia de Deus Missão
Contato: 99418 7613