Situação econômica obriga comércio a fazer queimas de estoques

Em um ano de crise econômica e com o consumidor com baixo poder de compra, antes mesmo da estação acabar, os varejistas já pensam em uma forma de queimar os estoques de produtos de inverno em forma de promoções e liquidações.

Marcos Antonio Mendonça tem 54 anos e é comerciante na cidade de Cosmópolis. Para ele, a perspectiva do comércio no Município sobre a crise tem vários ângulos. “Nos últimos 12 meses, aumentou bastante o número de lojas em Cosmópolis, principalmente, no setor de vestuário. O ano de 2015 está cheio de desafios e as promoções acontecem sempre nos finais das estações. Portanto, venho observando o mercado e está acontecendo o mesmo dos anos anteriores. As liquidações não são algo bom para os lojistas, mas, se fazem necessárias, pois, é a forma de liquidar as peças que ficaram fora da grade, como também alguns modelos que não foram bem aceitos pelos clientes.

No período das liquidações, o lucro dos lojistas diminui muito, mas, é um dos espinhos do comércio”, afirma.

O desempenho de vendas abaixo do esperado preocupa a maioria dos comerciantes. Por isso, as liquidações que deveriam acontecer no término das estações, como forma de equalizar estoque para a chegada de novos modelos, têm acontecido com antecedência em algumas lojas, principalmente, no setor de vestuário.

O comerciante da loja de roupas analisa o primeiro semestre deste ano de crise econômica. “Fazendo uma análise do primeiro semestre, janeiro, fevereiro e março deste ano, tivemos um período bem crítico de vendas, pois, os brasileiros vêm recebendo, nos últimos anos, muitas ofertas com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido e muito mais. Com isso, a população ficou cheia de dívidas. A partir de abril/2015, o mercado começou a reagir e, em junho/2015, já está bem próximo do faturamento do ano anterior”.

Ainda segundo Marcos, a espectativa dos lojistas é de que os próximos meses sejam mais rentáveis aos comerciantes no geral. “Nós acreditamos que, no segundo semestre deste ano, o mercado já comece a se aquecer, pois, é um processo natural, as pessoas necessitam de bens e serviços”, afirma.

Marcos ressalta ainda que “o comércio está vivendo um momento de desafios” e, por isso, os lojistas tendem a buscar mais inovações. “Posso afirmar que, em maio e junho, as vendas começaram a aumentar, chegando bem próximas do ano anterior, mas, já foi uma melhora.

Para que tudo isso continue, vamos investir em nossos funcionários, dando treinamento. A Associação Comercial e Industrial de Cosmópolis (ACICO) está sempre trazendo cursos e palestras motivacionais, pois, devemos inovar, atender bem nossos clientes, fazendo com que eles saiam de nossos estabelecimentos satisfeitos”, finaliza o comerciante Marcos.

 

Marcos Antonio Mendonça, comerciante

Marcos Antonio Mendonça, comerciante