O dia 05 de maio é o prazo final para os eleitores que possuem pendências em seus títulos eleitorais regularizarem seus títulos de eleitores e, também, o último dia para aqueles que pretendem votar este ano solicitarem o seu.
Pedro Lucas Cabral é Chefe de Cartório há 11 anos na cidade de Cosmópolis e explica. “Dia 04 de maio é o que chamamos de final de alistamento. Isso significa que o alistamento eleitoral, ou seja, tirar o título de eleitor pela primeira vez, realizar as transferências de zonas eleitorais de outras cidades para Cosmópolis, realizar transferências internas também que representam a mudança de um colégio para outro no mesmo município ou para mudança para zonas especiais, que, inclusive, é uma novidade este ano”.
Ainda sobre esta novidade, as eleições deste ano para prefeito, vice-prefeito e vereadores terão em todos os colégios eleitorais sessões especiais para portadores de necessidades. “Este já é um grande passo para aqueles que possuem alguma dificuldade na hora de se deslocar até sua zona eleitoral”, confirma Pedro.
A biometria digital, novidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também tem gerado dúvidas entre os eleitores.
Sobretudo, é importante ressaltar que, para as eleições deste ano, ainda não será obrigatório o recadastramento digital. Até o momento, o processo está sendo realizado de forma voluntária, porém, acredita-se que, até as eleições de 2018, dentro de dois anos, esta será de forma obrigatória em todo o país. O chefe de cartório relata que “este ano, no estado de São Paulo, não haverá votação com identificação biométrica, a não ser em cidades onde todos já estão cadastrados, o que não é o caso do nosso município e da maioria das cidades do Estado. É importante que as pessoas se atentem a esse detalhe, muitas se confundem, acreditam que o título será cancelado e há uma corrida muito grande sem maior necessidade, pelo menos, por enquanto. Muitas pessoas estão diariamente procurando pelo recadastramento da biometria digital”.
O número de eleitores na cidade de Cosmópolis, apesar de ser um número flutuante pelo fato de ocorrerem muitas transferências, tem uma média de 45 mil pessoas.
O que é necessário para
o recadastramento?
O Chefe de Cartório Pedro Lucas explica o que é preciso para a realização do recadastramento com a biometria digital. “Para se cadastrar na biometria digital são necessários apenas o próprio título de eleitor, o RG, o CPF e, principalmente, o comprovante de endereço atualizado e no nome da própria pessoa ou dos pais em caso de menor de idade. No caso do sexo masculino, é obrigatório também o alistamento militar ou certificado de dispensa da corporação. Ressaltamos que é indispensável a apresentação do comprovante de endereço para que não haja problemas na hora do recadastramento”.
Importante
É de extrema importância que as pessoas agendem atendimento no horário previsto. Essa atitude evita esperas e traz comodidade para todos. Nós podemos atender excepcionalmente quem não agenda, mas, isso tem acontecido com muitas pessoas. Então, é importante que agende o atendimento para o recadastramento digital.
Serviço
É possível realizar o agendamento para cadastrar a biometria digital através do site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou através do telefone 148.
O horário de atendimento do cartório local é das 12h até às 18 horas e, por se tratar de um processo que leva mais de 20 minutos, o agendamento só pode ser concluído até às 17h30 como último horário.
Consequências
“Apesar de o valor de algumas multas por falta de justificativa ser considerado até irrisório, as pessoas que estão em débito com a Justiça Eleitoral não conseguem a chamada quitação. Sem essa quitação, existem algumas implicações como, por exemplo, não assumir concursos públicos, não poder ingressar em universidades públicas, inclusive, algumas particulares também não aceitam sem a quitação eleitoral, emissão de passaporte entre outros. Por esse motivo é importante que a preocupação vá além do valor de uma simples multa, mas sim, pelos transtornos que podem ser gerados”, finaliza Pedro Lucas Cabral, chefe de cartório.
Horário Especial
O cartório Eleitoral terá horários especiais de atendimento neste mês que antecede o fim do prazo para regularização dos títulos eleitorais. Sendo assim, semanalmente, os atendimentos ocorrerão normalmente das 09 horas às 18 horas, de segunda à sexta-feira.
Este mesmo período integral será estendido nos dois últimos fins de semana do mês, dias 23 e 24 e 30/04 e 01/05, sábado e domingo, inclusive, no feriado do dia 21 de abril.