Os cães, principalmente os braquicefálicos, idosos e filhotes, podem até vir a óbito devido a hipertermia em dias muito quentes
O verão permanece até dia 20 de março e as altas temperaturas que vêm sendo registradas têm preocupado os tutores de cães. Os cães, principalmente os braquicefálicos (de focinho achatado, como pugs e buldogues), idosos e filhotes, podem até vir a óbito devido a hipertermia em dias muito quentes. Portanto, é importante os tutores ficarem atentos à temperatura de seus cães e tomarem alguns cuidados extras durante este período.
Vamos te ajudar com 10 dicas para manter seu cãozinho saudável nesta estação:
1) Não deixar o cachorro em locais quentes e abafados – Nunca deixe o cão no carro ou outros lugares sem circulação de ar, isso pode levá-lo a ter hipertermia (temperatura acima de 41°C).
2) Fazer passeios somente em horários mais frescos – Evitar passeios entre 10 e 16 horas, pois nesses horários ocorre maior incidência de radiação UV. Além de que a calçada e o asfalto quentes podem causar queimaduras nos coxins (almofadinhas das patas).
3) Manter sempre o cão na sombra e com água fresca – Independente do local (em casa, durante um passeio ou em alguma viagem) manter sempre o cachorro na sombra, em locais com circulação de ar, com janelas abertas, e com água fresca sempre disponível. Uma outra dica é colocar pedras de gelo na água para manter fresca por mais tempo.
4) Verificar se a vermifugação e a vacinação estão em dia – Os passeios tendem a ser mais frequentes nesta estação e assim o contato com outros pets aumenta, portanto é importante manter a vacinação e a vermifugação em dia para evitar que esse contato passe alguma doença. As viroses são mais frequentes no verão e algumas delas podem ser prevenidas com a correta vacinação.
5) Fazer o controle de pulgas e carrapatos – As infestações por pulgas e carrapatos aumentam nesta estação devido ao aumento da temperatura e clima abafado. Esses parasitas podem causar coceira, alergia e até transmitirem doenças graves, como as hemoparasitoses. Por isso, o controle com medicações de uso oral ou tópico deve ser realizado.
6) Dar banhos refrescantes – Uma dica para refrescar seu cão nesse verão é molhá-lo com spray de água ou dar um banho completo com água fresca, porém, alguns cuidados devem ser tomados, como secá-lo bem com toalha para tirar o excesso de umidade, que pode levar ao crescimento de fungos na pele, e proteger os ouvidos para não entrar água e dar otite.
7) Oferecer petiscos gelados – Podem ser feitos picolés de frutas, legumes e caldos de carne sem conservantes e lactose para que sejam oferecidos aos cães nos horários mais quentes. Uma receitinha fácil é congelar pedacinhos de frutas (banana, maçã sem semente, melancia, kiwi, manga, melão, mamão, morango) com água em forminhas de gelo e dar para o cão lamber.
8) Disponibilizar uma toalha úmida ou tapete gelado – Uma boa dica é deixar uma toalha úmida disponível para o cão deitar em cima ou um tapete gelado para cães, que é vendido em pet shops.
9) Alimente em horários adequados – Forneça a alimentação nas horas mais frescas do dia, como pela manhã ou à noite, já que o apetite diminui no calor. Adicione frutas e vegetais ricos em água ao cardápio.
10) Ficar de olho em sinais de desconforto – A qualquer sinal de desconforto, como ficar ofegante, salivação excessiva, dificuldade para respirar, fraqueza muscular e elevação da temperatura, leve imediatamente seu cão ao veterinário!
Siga essas dicas e aproveite esta deliciosa estação que é o verão junto com seu cãozinho!