10 dicas para melhorar o desempenho do seu filho nas aulas on-line

Quanto mais tentativas e erros, em um processo de aprendizagem, mais fácil o conteúdo será assimilado ao longo do tempo

Devido à crise sanitária mundial, pela primeira vez na história, os métodos de educação e aprendizagem tiveram de ser completamente reformulados, gerando a necessidade de rápida adaptação por parte dos estudantes.
Com ajuda da empresária Andrea Melanda, diretora da unidade SUPERA – Ginástica para o cérebro de Cosmópolis, o Método SUPERA preparou 10 dicas para você melhorar sua performance também no digital. Confira:

1. Seu cérebro pode chegar mais longe, mesmo no digital
Quando falamos em mudanças de rotina, logo pensamos em queda de performance, o que, nem sempre é verdade. O mais importante é entender que todos nós conseguimos aprender, em maior ou menor grau. Se existe uma dificuldade com recursos digitais, procure identificar o que você não consegue aprender. O aprendizado exige uma série de estratégias que são construídas pelo próprio aprendiz e outras que podem ser construídas com auxílio.

2. Atenção aos pequenos detalhes
Ao longo do processo, procure fazer infográficos, ler em voz alta, fazer resumos e organizar ideias em categorias. Para acionar as ideias, use recursos como palavras-chave, imagens, relacionar o que precisa aprender com o que já sabe e mapas mentais. Seja uma agenda, um planner ou uma folha de sulfite. Estamos falando aqui de disciplina. Planeje seus estudos, relacionando e ordenando o que é necessário.

3. Mantenha uma atitude positiva
Nosso cérebro aprende e se modifica com cada uma de nossas experiências. As tentativas e erros durante este processo de aprendizagem também vão facilitar a sua vida mais para frente. Quanto mais tentativas e erros, em um processo de aprendizagem, mais fácil o conteúdo será assimilado ao longo do tempo. Errar e acertar fazem parte do processo.

4. Prepare o seu espaço
Escolha um local mais tranquilo e propício ao estudo. Evite ligar o computador minutos antes do início da aula. Você precisa estar inteiro no processo, e esse foco é uma busca constante e começa neste momento. Isso inclui um espaço organizado. A nossa tendência é fugir de tudo aquilo que sai da nossa zona de conforto e sair do curso presencial para o curso on-line sem que essa tenha sido a nossa escolha, foge da nossa zona de conforto. Elimine as distrações através de um checklist.

5. Seja pontual
Nosso cérebro precisa o tempo todo entender o que será feito, por isso, é importante acionar o modo de desaceleração antes da aula. Você já sabe que terá que dedicar suas próximas horas para a aula, então abstraia de tudo aquilo que está te distraindo para que você possa chegar tranquilo a sua aula. Desta forma, você vai aproveitar este momento de forma muito mais efetiva!

6. Aprenda a criar desatenção
Se ainda assim, com todos esses cuidados, as distrações forem muitas, comece a ensinar o seu cérebro a abstrair as distrações. Comece um processo interno para não focar mais em tudo isso, e focar no que está sendo proposto e isso nós podemos fazer treinando diariamente. No começo, pode ser difícil, porém, como tudo na vida, à medida que o tempo passa, vai ficando cada vez mais fácil.

7. Eu consigo fazer muitas coisas ao mesmo tempo… será mesmo?
Nós acreditamos que sim, mas isso é uma grande ilusão. O nosso cérebro não consegue dirigir e falar ao celular, prestar atenção na aula e na música e responder alguém que está pedindo alguma informação. O que acontece é que o nosso cérebro muda de uma coisa para outra em fração de segundos e nos dá a impressão de que nós somos multifuncionais, mas não somos e toda vez que você desviar o seu cérebro para outro estímulo, você vai perder conteúdo da sua aula on-line. Então, tenha em mente que o seu cérebro só consegue prestar atenção em uma coisa de cada vez, ou seja: foco para aprender.

8. Não tenha preguiça de anotar
Você não precisa transcrever tudo, mas é importante no processo de armazenamento de informações pelo cérebro pegar a ideia central e ir anotando, isso fará com que, ao final da aula, você consiga sozinho, relembrar e memorizar tudo que foi passado. Isso te ajuda a manter o foco e memorizar o conteúdo de forma permanente.

9. Anote sua dúvida
Anote sua dúvida para ser tirada no momento oportuno, não fique interrompendo o professor a todo momento ou pensando nisso o tempo todo. Crie desatenção para essa dúvida. Se você ficar pensando no que você não entendeu não conseguirá seguir em frente com a aula de forma geral.

10. Nosso cérebro não consegue manter a atenção por longos períodos
Mentes treinadas conseguem manter a atenção plena por até 30 minutos. Em pessoas não treinadas, a tendência é dispersar mais rapidamente. Considerando isso, procure fazer intervalos programados, isso pode ser mais produtivo do que estudar por um longo período.

Andréa Melanda
Neuropsicopedagoga
Método SUPERA
Ginástica para o Cérebro
R. Dos Expecionários, 1275
F. (19) 3872-3512/ 99250-1636