10 Mandamentos – 9º Mandamento: Não dirás falso testemunho

Este mandamento está em Êxodo 20:16.
Deus diz: “Não minta”, diga a verdade! Um dos problemas é que muita gente acha normal dizer alguma mentirinha. Não é isso que a Bíblia ensina: “Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal e os teus lábios de falarem o engano (mentira): Sal. 34:12-13.

Dizer uma meia verdade ou uma mentira é a mesma coisa, pois, a intenção é a mesma, enganar. Podemos mentir com intenção ou mentir por omissão. Tem situações que podemos mentir sem dizer uma palavra sequer. Alguns historiadores dizem que existem centenas de tipos de mentiras, mas, hoje, vamos enumerar somente 5 tipos de mentira.

1) Mentira Cruel: Intencionalmente, ela é destrutiva, é maliciosa. Geralmente, ditas por aqueles que buscam vingança. Alguém te machucou, alguém te feriu, você ataca com mentira. A calúnia também entra aqui. Os líderes religiosos conseguiram matar a Cristo com a calúnia.

Quais as motivações deste tipo de mentira: inveja, vingança, raiva, ódio, ressentimento.
2) Mentira Covarde: É a mentira daqueles que querem escapar das consequências de suas atitudes. O medo e o receio os levam a agir assim. Exemplo: O aluno diz a professora: – Não estudei porque meu cachorro comeu meu caderno.

3) Mentira Ilusória: É a atitude daqueles que mentem para impressionar. Quando alguém exagera para impressionar outra pessoa, isso é mentira. Por detrás desta mentira, está a insegurança, essas pessoas têm medo de serem rejeitadas.

4) Mentira Calculada: Mentiras que usam para manipular as pessoas. Querem as coisas de seu jeito, a todo e qualquer custo. Geralmente, é a mentira motivada pela ganância e egoísmo. Aqueles que buscam incessantemente o dinheiro, a fama, sucesso, a todo e qualquer custo são presas fáceis da mentira calculada.

5) Mentira Conveniente: Geralmente, é usada porque é muito mais simples do que dizer a verdade. Quando demanda esforço e tempo para explicar. Exemplo: Quando um filho pequeno pergunta algo que não estamos a fim de explicar, e dizemos uma mentira para mudar de assunto.

Como dizer, então, a verdade?

1) Diga a verdade completa “o que anda sinceramente salvar-se-á, mas o perverso em seus caminhos cairá logo” Prov. 28:18.

2) Diga a verdade sempre. Cuidado, chega um momento que as pessoas deixam de acreditar nas pessoas que mentem. Perde a credibilidade. Porém, ser honesto é um estilo de vida, é necessário que nós vivamos consistentes, sempre. O mentiroso para manter a mentira, tem que se lembrar sempre da mentira, senão cai em contradição.

Todo relacionamento é baseado em uma palavra: confiança. Não existe relacionamento de sucesso sem confiança, e somente a verdade produz confiança.

3) Diga a verdade com amor. Ser sincero e honesto não significa ser bruto. Muitos usam a verdade como um “cacetete”, saem por aí dizendo a verdade, mas, sem amor, de forma bruta.

4) Diga a verdade com tato. Sempre que você estiver em uma situação em que precisa compartilhar uma verdade que é dura demais, use o bom senso, o tato. Temos que falar com sabedoria, pensar antes de falar. Coloque a mente para falar antes da língua.

Conclusão: Jesus Cristo nos disse: “Porque a boca fala do que está cheio o coração” MT 12:34. Aqui Jesus diz que o seu maior problema não é sua boca, não é sua língua, é seu coração. Jesus ainda disse: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” Mt. 15: 19.

A única maneira de parar de mentir é receber um coração novo. O próprio Deus disse: “E dar-vo-ei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra e vos darei um coração de carne”. Eze 36:26.