13º salário: pagar dívidas, fazer compras de fim de ano ou investir?

A chegada do 13º salário coincide com o aumento de gastos típicos de fim de ano, como compra de presentes, ceia de Natal e viagens.
Mas, é preciso considerar as despesas previstas para o início de 2018, além de olhar para a vida financeira e usar essa renda extra de forma consciente.
De acordo com o economista José Adilson da Silva, a criação do 13º salário se deu como uma gratificação de natal e foi idealizada pelas centrais sindicais como forma de aumentar a renda do trabalhador. “Empresários e economistas, criticavam a medida, pois, ela acabaria aumentando ainda mais a inflação. Na época, o país vivia uma inflação de quase 50% ao ano, embora o Produto Interno Bruto (PIB) crescesse a acelerados 8%”.
Atualmente, muitos contam com esse dinheiro para pagar as dívidas que já têm ou para começar novas. Mas, para José Adilson, o melhor é eliminar as dívidas. “Sem dúvida nenhuma, para as pessoas que possuem dívidas caras e a curto prazo, o melhor que podem fazer é pagar as dívidas, evitando o pagamento de juros”.
Além disso, aquelas que já estão endividadas e que irão solucionar esse problema pagando com o 13º devem também procurar entender o que está gerando o endividamento. “Eu acredito que o ponto mais importante é saber a ‘causa’ do endividamento; deve ter um motivo que precisa ser analisado mais detalhadamente. A solução para o endividamento é a mudança de atitude em relação ao dinheiro”.

Compras de fim de ano
Muitas pessoas vão utilizar o dinheiro extra para fazer compras de fim de ano e, para isso, é necessário planejamento financeiro. “Eu diria que não só o planejamento financeiro, mas, principalmente, as pesquisas de preço e qualidade; nesta época, o importante é pesquisar, e muito. A variação de um local para outro, de um mesmo produto, pode variar até 50%”.

Poupar
De acordo com o economista José Adilson, existem pessoas que não devem, mas, também não poupam e são esses que fizeram planejamento adequado. “Parabéns às pessoas que não possuem dívidas. É provável que elas tenham feito um planejamento adequado durante o ano, utilizem esse dinheiro extra com consciência”.

Investir
Para os investidores, mesmo que iniciantes, a melhor opção para utilizar o 13º é continuar investindo. “Em especial, com a redução da taxa SELIC não tem, mas, ainda continua sendo uma boa opção o Fundo DI e o Tesouro Direto”.

Dicas
O economista dá algumas dicas para quem recebeu o dinheiro extra. “Para aqueles que já receberam o seu 13º salário ou irão receber dentro de alguns dias, se não têm dívidas, já possuem uma reserva para as despesas fixas que teremos no início de 2018, e possuem alguns dias de férias para tirar. Então, não pense duas vezes, planejem e façam aquela viagem de seus sonhos, isso não tem preço”, conclui.