18 de Maio: data estabelece alerta contra a violência infantil

‘Maio Laranja’ homenageia menina violentada nos anos 1970. Data é símbolo de combate ao abuso em todo Brasil

O Maio Laranja, especificamente o dia 18, representa o Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data é uma homenagem à menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, que, em 18 de Maio de 1973, foi sequestrada, drogada, violentada e assassinada aos 8 anos de idade, em Vitória – ES. “É um tema muito importante no qual precisamos conscientizar a população, mas que, no momento, não temos como fazer nenhum evento devido a pandemia”, diz Aline Lima, integrante do Conselho Tutelar.
Devido aos protocolos de isolamento social, não será possível realizar um evento de maior proporção, porém, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com o Conselho Tutelar e com o apoio da Secretaria de Promoção Social e Ação Comunitária de Cosmópolis, elaboraram uma cartilha, apresentada ao Prefeito Junior Felisbino no dia 18, terça-feira, que será distribuída aos alunos do fundamental I das escolas pertencentes à rede pública municipal de educação, sobre o tema que abrange a data, a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Os canais de denúncia são o Disque 100 e o Conselho Tutelar (Tel.: 3882 2492). As denúncias são anônimas, ou seja, a identidade da testemunha será preservada.
“Mudança repentina de comportamento, ansiedade, baixo rendimento escolar, isolamento, sexualidade aflorada são alguns dos possíveis sinais de abuso sexual infantil” conta a conselheira.
“É importantíssimo a população saber quando existem crianças ou adolescentes sofrendo abusos. Se você sabe e não denuncia, também é um violador”, finaliza Aline.