1ª ECOTUR – Caminhada de Ecoturismo de Cosmópolis

Essa caminhada foi uma iniciativa do Setor de Turismo em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Foi realizada, no aniversário da cidade, no dia 30 de novembro, a 1ª ECOTUR – Caminhada de Ecoturismo de Cosmópolis. O Padre Diego e o Padre Thiago celebraram uma missa em homenagem a Cosmópolis e seus munícipes na Igreja São Paulo Apóstolo. Após a missa, os participantes saíram para caminhada.
Enquanto os participantes caminhavam até a ponte de ferro, foi feita uma breve explanação pela Turismóloga e Guia de Turismo Letícia Frungilo sobre os pontos históricos: a Igreja São Paulo Apóstolo, a sede da Usina Ester, os Estábulos, o Poção, o Rio Jaguari e sobre a ponte de ferro, onde foi feita a primeira parada. De lá, o grupo seguiu pela trilha do Encanamento, com parada nas ruínas sobre o Rio Jaguari, que fazem parte da história dos nossos colonos.
Durante todo o percurso, o Secretário Carlos Alexander (Bandola) junto aos funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e voluntários fizeram um arrastão ecológico, coletando lixo deixado na trilha. Somaram 17 sacos de 100 litros de lixo, o que pesa aproximadamente 60 quilos de lixo retirado da natureza. Essa ação se faz muito importante, pois influencia e ensina a importância de preservar o meio ambiente.
Essa caminhada foi uma iniciativa do Setor de Turismo em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Agradecemos o apoio de todos os envolvidos: a Comunidade da Igreja São Paulo Apóstolo, Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura, Polícia Militar, Guarda Municipal, GTAPH (Grupo de Treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar), Denilson Calvi, que gentilmente cedeu sua caminhonete e carro de som e Indústria e Comércio de Bebidas Furlan, que forneceu água aos participantes.
Agradecemos também a presença da Secretaria de Governo e Comunicação da Prefeitura Municipal e da imprensa, representada pelo Portal Cosmopolense e pela Rádio Mania, que fizeram a cobertura de todo o evento.
O COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) também se fez presente com o Presidente Rogério Bardou Fontana e com a representante do segmento de hotéis, a Ivana Bertazzo. Integrantes do grupo Pé na Estrada também participaram. Nossa gratidão!
Gostaríamos de destacar a presença do Prefeito Junior Felisbino e da primeira-dama Isabel Teixeira, que prontamente se dispuseram a participar da nossa 1ª ECOTUR!

Fotos: Sílvio Alexandre Alves
Texto: Letícia Atmann Frungilo
Facebook: Turismo Cosmópolis