Na última segunda, o dia esteve nublado e as temperaturas mais baixas puderam ser notadas
Na última segunda-feira, 20 de março, deu-se início ao outono, estação que fica entre os dois extremos do clima, o verão e o inverno. Apesar de não parecer ser grande novidade, algo que há muitos anos não acontecia, aconteceu nesta transição de estações: o primeiro dia de outono já chegou com suas características de clima. Com temperaturas mais amenas e ventos mais fortes na parte da noite, fizeram as pessoas sentir a diferença após vários dias de temperaturas mais elevadas.
Após tanto tempo com as estações ‘bagunçadas’, pode-se sentir a real transição das estações. De acordo com Ana Ávila, Meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura – CEPAGRI – da UNICAMP, “realmente, há tempos não víamos uma transição de estações tão marcadas. Porém, este tipo de coisa faz parte da variação natural do clima. Essas massas de ar mais frias são comuns na transição da estação, mesmo que ela esteja avançada de sua época”.
Ana ainda confirmou que a manipulação do homem na natureza, realmente, ‘bagunçou‘ o clima. “Nos útlimos anos, algumas mudanças aconteceram e temos massas de ar mais frias acontecendo no verão e invernos cheios de calor. Porém, podemos ver, de acordo com a previsão dos próximos dias, que haverá dias ensolarados e pancadas de chuva na parte da tarde, o que é propício desta estação que acabou de chegar. Neste ano, realmente, foi atípico perceber a mudança do clima exatamente no dia em que houve a troca das estações”.
Em contrapartida, a profissional relata que o fato não é garantia que o clima se mantenha estável e que a transição seja tão marcante nos próximos meses. “O outono mostrou a cara com características da estação. Mesmo assim, não significa bem desta forma, esperamos o decorrer da estação dentro do normal. Esperamos, realmente, uma redução natural das chuvas, visto que 50% de toda a chuva ocorrem nos meses de janeiro, fevereiro e março”.
Quanto aos próximos dias, a meteorologista prevê: “Estamos esperançosos de que teremos um outono mais natural. Por isso, esperamos realmente uma redução das chuvas, ter também dias ensolarados e as noites com temperaturas mais amenas. Esperamos ter, durante o dia, uma máxima de 30°, bem quente, mas à noite, temperaturas mais baixas. Aguardamos ainda pelo inverno também, visto que, olhando de 2000 para cá, realmente houve uma redução das temperaturas baixas, redução da incidência de geadas e algumas coisas atípicas da estação”, finalizou.