2018 é o Ano dedicado ao Laicato

A Igreja Católica Apostólica Romana, em profunda comunhão, está celebrando o Ano dedicado ao Laicato, que na Comissão Episcopal de Pastoral para o Laicato, entre os anos de 2013 a 2016, refletiu a realidade dos cristãos leigos e leigas na igreja e na sociedade. Os bispos assumiram a tarefa de apresentar um documento para a Igreja no Brasil falando sobre os cristãos na Igreja e na sociedade como sal da terra e luz do mundo.
Na 54ª Assembleia Geral em 2016, os bispos aprovaram o documento a ser conhecido e assumido por todos os batizados para serem sal da terra e luz do mundo. “Incentivamos os irmãos leigos e leigas a acreditarem na própria vocação como sujeitos de uma missão específica. A sociedade humana em construção e a Igreja em missão contam com os cristãos convictos da própria responsabilidade, dispostos a acolher desafios, alegres em abrir caminhos novos na construção do Reino do Senhor Jesus, reino da verdade e da vida, reino de justiça, reino de amor e de paz ” (Doc .105,n.277 CNBB).
É rica e bela a Igreja de Jesus Cristo que acolhe, cuida e protege seus filhos e filhas que, pela graça do Batismo, são sujeitos ativos nesse corpo místico onde Jesus Cristo é a cabeça. O sentimento filial nos reúne ao redor do mestre Jesus que nos envia a sermos sal da terra e luz do mundo.
O ano do Laicato quer ser grande força para que todos na igreja sejam célula viva do corpo místico, onde Cristo é a cabeça. É preciso que todas as pessoas de boa vontade estejam envolvidas, participando da mobilização em torno da fé que nos convoca e encoraja a sermos discípulos missionários de Jesus Cristo na Igreja e na sociedade.
“O Ano do Laicato deve despertar discípulos missionários para evangelizar os ambientes onde as pessoas vivem, trabalham, estudam, convivem e desenvolvem. Na Encíclica Redemptoris Missio, São João II identifica alguns desafios prioritários à Missão evangelizadora da Igreja no mundo Contemporâneo. Ele os chama de “modernos areópagos”. Lembra que o Apóstolo Paulo, depois de ter pregado em numerosos lugares, chega a Atenas e vai ao areópago, onde anuncia o Evangelho, usando uma linguagem adaptada e compreensível para aquele ambiente (At. 17,22-31). O areópago que representava o centro da cultura do povo ateniense é tomado como símbolo dos nossos ambientes onde o Evangelho deve ser proclamado” (n° 250).
Estamos vivenciando a semana missionária do ano do Laicato, onde se busca com maior força os meios de evangelização aos cristãos leigos e leigas nas diversas realidades, tendo como testemunho as maravilhas que Deus vai operando para a realização e glória do Seu Reino, que se manifestam por suas obras a favor do seu povo, que buscam e se alegram por todos os benefícios que recebem.
Que o ano do Laicato seja esse momento de despertar, de vida nova, de engajamento diante dos desafios, onde sabemos que a superação acontece e fortalece a esperança no Senhor Jesus, que vence até a morte.
NEle está a nossa vida.
Que sejamos Cristãos que abraçam a nossa fé e caminham na esperança.

Padre Israel Alves de Souza, pároco da Paróquia Santa
Gertrudes de Cosmópolis