2019 ano velho, 2020 ano novo

“Aconselho-te que… unjas os teus olhos com colírio, para que vejas” Apocalipse 3.18

Nós somos resultados das nossas escolhas… Aquilo que chamamos de velho hoje, já foi novo um dia, e permitimos que se tornasse velho, com tantas promessas não cumpridas, em declarações feitas às pessoas que nós amamos.
Se não abrirmos nossos olhos, o que está vindo como novo poderá acabar como velho. Fim de ano, tempo de reflexões, balanço, autoexame, para isso, não podemos deixar DEUS de fora, nós precisamos de um Norte, de um grande Conselheiro, um grande Mentor, que é Jesus Cristo.
Lemos em João 4.35, “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que Eu vos digo: LEVANTAI OS VOSSOS OLHOS e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa”.
Vivemos o fim de mais um ano e, com ele, a chegada do fim da festa natalina.
Sempre devemos dar graças ao nosso Bondoso DEUS pelos olhos que ELE nos deu e pelo sentido da visão.
É impossível avaliarmos em absoluto o que eles representam para nós. Devemos sempre ter o objetivo de analisarmos a nossa visão sob o ponto de vista espiritual, a fim de que a exercitemos em uma dimensão que glorifique e contribua para o nosso crescimento e expansão do Reino de DEUS.
Os olhos são importantes órgãos do corpo humano, a eles corresponde o sentido da visão. Em Provérbios 20.12, nós vemos o valor dos olhos e sua utilidade. “O olho que vê o Senhor o fez”. Em Mateus 6.22, Jesus ensina que “a candeia do corpo são os olhos”.
Os olhos espirituais. A Bíblia distingue claramente dois tipos de olhos no homem: os naturais, para a visão material; e os espirituais, para a visão espiritual. As duas faculdades da alma são: o entendimento e a vontade. O entendimento percebe e julga; a vontade escolhe e rejeita. O entendimento são os olhos da alma, assim como a vontade são os seus pés.
Quando sabemos o que é certo, podemos andar no que é reto. Então, temos o colírio espiritual. O Senhor Jesus exortou o anjo da igreja em Laodiceia: “Aconselho-te que… unjas os teus olhos com colírio, para que vejas” (Apocalipse 3.18).
Devemos ter a visão de Cristo. Não devemos esquecer que somos o resultado das nossas escolhas… Então, somos o resultado da nossa visão. Por isso, a Bíblia nos adverte para sermos cuidadosos com a nossa visão.
Olhai para Mim, disse Jesus (Isaías 45.22). A visão no Cristo Salvador produz fé para a transformação da vida “Olharam para Ele, e foram iluminados” (Salmos 34.5).
Ninguém poderá realizar algo significativo, para si mesmo, para os outros e para o Reino de Deus, a não ser que tenha uma grande visão. O que é novo hoje poderá ser velho amanhã, e vice-versa.
Os nossos olhos espirituais devem estar sempre iluminados, a fim de que possamos ver a glória de DEUS. São agentes principais da iluminação: a Palavra e o espírito Santo. Lemos em Efésios, o seguinte: “Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento. Para que saiba qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos”.
Isso vai depender da sua visão…
Como você fará o funeral do velho, se você ainda não nasceu de novo, com certeza, sua natureza permanecerá velha… O que de novo você poderá almejar, no ano que você chama de novo? Se o interior permanecer velho, não haverá novo.
Você quer algo novo? Isso não dependerá da mudança de ano, mudança de lugar, atitudes dos outros em seu lugar, mas, do seu interior. Pensar novo é que farão as coisas novas, em CRISTO JESUS, nosso SENHOR.
Aí sim, posso desejar a você, em CRISTO JESUS, FELIZ ANO EM 2020.

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana
COSMÓPOLIS-SP