Minha vida, uma história

Gismara Franco Hergert ilustra o quadro “Minha Vida, Uma História” com sua história de poder feminino.
Hoje, com 30 anos de idade, formada em pedagogia, a cosmopolense leciona para o ensino básico. “Sempre gostei muito de estudar, por isso, sempre pensei em dar aulas. Durante a adolescência, tive dúvidas entre medicina e pedagogia, mas escolhi a segunda opção por ter muito mais a ver comigo”, explica Gismara.
Sua bagagem na profissão é fruto de 9 anos. Neste período, a professora aderiu experiências que afirma não ter aprendido na faculdade. “Dentro da sala de aula, nós aprendemos a lidar de verdade com as crianças. Teoria nós usamos para passar em concurso. A prática vem no dia a dia”, afirma.
Além de Pedagogia, Gismara é pós-graduada em Psicopedagogia, Clínica Institucional, Metodologias da Educação e está iniciando um novo estudo sobre Metodologias do Ensino Superior. “Além de tudo, sou casada há 9 anos. Sempre foi fácil de conciliar esses dois âmbitos, pois meu esposo está na mesma área que eu”, comenta.
Outro fator que atrai a pedagoga é a vida pública, o que a levou a entrar no mundo político. “Se candidatar não é fácil. Dentro da política, as mulheres ainda são mal vistas e julgadas. Eu, por exemplo, ouvi, inúmeras vezes, durante a minha campanha, que não teria capacidade de me posicionar da mesma forma que um homem, o que não é verdade. Homens e mulheres podem, sim, exercer um cargo com a mesma maestria”, pondera.
E a garra e dedicação fazem de Gismara uma mulher feliz e satisfeita. Ter sua família perto, seu marido e suas duas “filhas de quatro patas” tornam a professora grata por tudo.