Tintas sem solventes estão no Brasil há pouco tempo e já mostram melhor desempenho

As tintas a base de água são uma opção para quem pensa em sustentabilidade e uma certeza para quem trabalha na área de pintura automobilística.
Esta tecnologia existe desde 2001 e é usada, principalmente, nos Estados Unidos e Europa há muito tempo. Inclusive, em alguns países da Europa, na legislação, já é obrigatório o uso de tintas sem solventes, principalmente, por conta da baixa emissão de poluentes; contudo, essa tecnologia chegou ao Brasil há pouco tempo.
“Hoje, para quem busca uma tecnologia mais sustentável, pensando em meio ambiente, ela tem cerca de 80% menos poluentes do que a tinta solvente. Além da sustentabilidade, tem a fidelidade de cor, a qualidade da tinta é muito superior e o tempo do carro na oficina é menor”, diz Marcelo Chiriato Moraes, empresário.
“Ela ainda emite menos gases tóxicos, e nas oficinas, por dispensarem máquinas agitadoras e com aplicação mais rápida, todo o processo da repintura é mais produtivo e mantém a qualidade do produto”, acrescenta Marcelo.
A fidelidade da cor se deve ao fato que as montadoras, nos dias atuais, usam dessa mesma tinta para pintar os carros. “Hoje, a maioria dos carros já é pintada nas fábricas com tintas a base de água. Então, para refazermos a pintura do veículo e mantermos a fidelidade das cores, fica mais fácil”, explica. Marcelo também diz que, como todos os carros novos são pintados com tinta a base de água, se forem pintados com tinta solvente, acabam não atingindo uma fidelidade de cor.
Marcelo afirma que a qualidade da tinta sem solvente se deve a questão química.
Para trabalhar com essa tinta, é necessário um investimento, mas para quem trabalha com isso, é um investimento importante, já que isso tende a se espalhar cada vez mais. “A tinta a base de água envolve outros quesitos. Hoje, investimos em cabine de pintura e em laboratório. Não é simplesmente comprar tinta a base de água e pintar; tem todo um investimento em tecnologia e treinamento. Até mesmo a pistola para pintura é diferente. São vários diferenciais”.
A cabine de pintura precisa de reparos semanais por conta dos filtros, mas diminui muito no tempo de secagem da pintura. As pistolas são

Marcelo tem uma funilaria que faz pinturas com tintas sem solventes

adaptadas para que a água não a corroa por dentro e o laboratório é totalmente tecnológico.