As tintas a base de água são uma opção para quem pensa em sustentabilidade e uma certeza para quem trabalha na área de pintura automobilística.
Esta tecnologia existe desde 2001 e é usada, principalmente, nos Estados Unidos e Europa há muito tempo. Inclusive, em alguns países da Europa, na legislação, já é obrigatório o uso de tintas sem solventes, principalmente, por conta da baixa emissão de poluentes; contudo, essa tecnologia chegou ao Brasil há pouco tempo.
“Hoje, para quem busca uma tecnologia mais sustentável, pensando em meio ambiente, ela tem cerca de 80% menos poluentes do que a tinta solvente. Além da sustentabilidade, tem a fidelidade de cor, a qualidade da tinta é muito superior e o tempo do carro na oficina é menor”, diz Marcelo Chiriato Moraes, empresário.
“Ela ainda emite menos gases tóxicos, e nas oficinas, por dispensarem máquinas agitadoras e com aplicação mais rápida, todo o processo da repintura é mais produtivo e mantém a qualidade do produto”, acrescenta Marcelo.
A fidelidade da cor se deve ao fato que as montadoras, nos dias atuais, usam dessa mesma tinta para pintar os carros. “Hoje, a maioria dos carros já é pintada nas fábricas com tintas a base de água. Então, para refazermos a pintura do veículo e mantermos a fidelidade das cores, fica mais fácil”, explica. Marcelo também diz que, como todos os carros novos são pintados com tinta a base de água, se forem pintados com tinta solvente, acabam não atingindo uma fidelidade de cor.
Marcelo afirma que a qualidade da tinta sem solvente se deve a questão química.
Para trabalhar com essa tinta, é necessário um investimento, mas para quem trabalha com isso, é um investimento importante, já que isso tende a se espalhar cada vez mais. “A tinta a base de água envolve outros quesitos. Hoje, investimos em cabine de pintura e em laboratório. Não é simplesmente comprar tinta a base de água e pintar; tem todo um investimento em tecnologia e treinamento. Até mesmo a pistola para pintura é diferente. São vários diferenciais”.
A cabine de pintura precisa de reparos semanais por conta dos filtros, mas diminui muito no tempo de secagem da pintura. As pistolas são
adaptadas para que a água não a corroa por dentro e o laboratório é totalmente tecnológico.