A massoterapia como terapia alternativa

Atualmente, sabemos que o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, tema este que vem ganhando destaque dia após dia, devido à alta taxa de mortalidade por conta do suicídio.
Atualmente, aqui no Brasil, ocorrem 32 suicídios diariamente, média de 1 morte a cada 45 minutos. Como profissional da área da Saúde, isso me assusta, já que dedicamos nossas vidas a cuidar e preservar a saúde de outras pessoas.
“A massoterapia é muito mais que luxo, é uma necessidade que traz, em suas sessões, tratamento para vários problemas de saúde, dentre eles, a depressão”, esclarece Clayton Maciel, Massoterapeuta Clínico e Terapeuta em Barras de Acess.
O especialista explica que os métodos terapêuticos e holísticos são sutis e “capazes de produzir feedbacks mediatos através do Sistema Nervoso Central (SNC), junto com o sistema endócrino e circulatório.
O uso de técnicas específicas para depressão, ansiedade e dores pode ser extremamente benéfico. Normalmente, muitos de nossos pacientes apresentam a carência de toque, e o mesmo, quando realizado, é capaz de alterar o

Clayton Maciel (Massoterapeuta Clínico e Terapeuta em Barras de Access)
Materclin Cosmópolis
Rua Francisco de Mário, 748, Bela Vista IV
Fone: 98249 6959 | 3872 3722

estado de humor e mudanças comportamentais.
Nosso corpo é regido pelos níveis bioquímicos, capazes de controlar níveis de estresse, dor, ansiedade, atenção, dentre outros. A massagem influencia, regulando os mesmos, sendo alguns deles: Endorfina, Dopamina, Ocitocina, Cortisol, hormônios de crescimento, etc..
Muitas pesquisas demonstram o aumento de alguns hormônios ao término de uma sessão terapêutica. Eles estão relacionados com pacientes deprimidos”, explica Clayton.
A Massoterapia é uma, dentre várias áreas da Saúde, capaz de auxiliar e acompanhar um paciente que sofre com ansiedade, depressão e vários outros distúrbios físicos e mentais, juntamente com uma abordagem multidisciplinar.
“Falar é a melhor solução”, conclui o especialista.