2ª Fase de vacinação contra a gripe começa em Cosmópolis

Nesta segunda fase houve alteração de grupos-alvos

Nesta segunda fase serão vacinados os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras
condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

A campanha em Cosmópolis, acontece nos postos de vacinação do Centro de Saúde II, UBS Jardim de Fáveri, UBS/PSF Henrique Scursoni Neto, PSF Cosmópolis I, UBS/PSF Beto Spana, UBS/PSF Sidney Alves Aranha-TIDE, UBS/PSF Andorinhas,
Posto Comunitário Nosso Teto, UBS Dr. Orlando José Kalil Aun, sempre das 07 às 16 HORAS.

Na primeira fase, com início em 23 de março, a Secretaria de Saúde de Cosmópolis informou que foram vacinados 115,71% dos idosos na cidade, um percentual acima de todas as expectastivas e da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Já os trabalhadores da saúde atingiram um percentual próximo da meta, ou seja, 86,70%.

As vacinas para os idosos foram aplicadas em casa. A Secretaria mobilizou para isso cerca de 20 equipes e com apoio da iniciativa privada e Guarda Municipal evitou que os idosos saíssem de suas casas e se aglomerassem nos postos de saúde da cidade. “Cosmópolis vacinou mais de 100% dos idosos, o que significa que a primeira fase foi um sucesso. A cidade praticamente não teve problemas com a falta de vacinas e isso colaborou para o sucesso da primeira fase”, comemorou o prefeito José Pivatto.

A antecipação da campanha de vacinação foi feita com o objetivo de proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude da COVID-19. Embora as fases tenham grupos prioritários, até o dia 22 de maio todos aqueles que precisam ser vacinados podem procurar os postos de vacinação do município.