30 de janeiro: o que podemos dizer sobre o Dia da Saudade?

Saudade é um sentimento que surge quando algo, alguém ou algum lugar que gostamos e estamos habituados a conviver, de repente não existe mais em nossas vidas

Caroline Decreci Psicóloga Clínica Galeria Scursoni Rua Santa Gertrudes, n° 664 – Sala 13

No Brasil, o dia 30 de janeiro é marcado como o “Dia da Saudade”. A data não é conhecida de muitos, mas existe para celebrar as pessoas e os bons momentos que já se foram. Mas, como lidar com a saudade? O que sabemos sobre esse sentimento? A Psicóloga Caroline Decresci fala sobre o tema.

O que é o sentimento de saudade?
Saudade é um sentimento que surge quando algo, alguém ou algum lugar que gostamos e estamos habituados a conviver, de repente, não existe mais em nossas vidas. A saudade aparece quando vivenciamos a ausência de experiências prazerosas que anteriormente eram vivenciadas por nós.

Existe alguma importância em ter esse sentimento dentro de você?
Acredito que todos os sentimentos existentes são importantes. Os sentimentos são manifestações daquilo que vivenciamos e das experiências que vamos adquirindo ao decorrer de nossa vida. Por isso, não devemos jamais ignorar um sentimento, mas sim, procurar entender o motivo da sua existência.
A saudade é um sentimento muito importante que apresentamos quando vivemos algo muito bom que atualmente não pode mais ser vivenciado, mas é por meio do sentimento de saudade que conseguimos entender o que realmente nos faz bem e o que vivemos de bom.

Em quais situações esse sentimento pode te atrapalhar?
Os sentimentos não podem ser ignorados, eles devem ser compreendidos e trabalhados por nós de modo que se tornem controlados, para que não se torne algo disfuncional. Ou seja, é preciso existir equilíbrio, assim como em tudo em nossa vida, os sentimentos em demasiado podem nos fazer sofrer, afinal não possuímos o controle de tudo. Por isso a importância de entender a existência de um sentimento, o porquê dessa existência e assim trabalhar para controlá-lo.

E em quais situações ele pode te auxiliar de alguma forma?
A saudade é a representação de que algo que vivenciamos foi bom e possuir boas experiências é algo muito bom para nossas vidas. É a partir dessas boas experiências que vamos criando a nossa essência e nossas vivências e então começamos a nos conhecer melhor e entender o que queremos e o que merecemos para nossa vida.
“A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás. Mas só pode ser vivida, olhando para frente”.
Essa frase diz muito sobre nossas vivências e suas importâncias; é através dessas vivências que desenvolvemos os sentimentos e, com isso, eles se tornam parte de nós e do que vamos experimentando. Porém, não podemos nos prender a um sentimento somente e não nos permitir viver novas histórias e novos sentimentos.