Pequenas trilhas

Governo de SP amplia base e estende teste de coronavírus a quem teve contato com pacientes
O Governo de São Paulo vai aplicar, a partir de 15 de maio, testes rápidos de coronavírus em pessoas que não apresentam sintomas da COVID-19 mesmo após expostas a pacientes da doença. O projeto piloto é feito em parceria com a Polícia Militar e abrange 35 mil profissionais da capital e seus familiares, totalizando 145 mil pessoas. Cerca de um milhão de exames serão usados na primeira fase. Do total, 500 mil foram comprados por R$ 30 milhões pelo Instituto Butantan, que coordena a Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico de Coronavírus no Estado. Os demais kits foram fornecidos pelo Ministério da Saúde e já estão em fase de envio aos municípios – a aplicação dos testes e envio das amostras para as análises fica a cargo das prefeituras.

Governo de SP determina uso obrigatório de máscaras em todo o Estado
O Governador João Doria anunciou, na segunda-feira (4), a obrigatoriedade do uso de máscara em todo o Estado por pessoas que circularem em espaços públicos, a partir de quinta-feira (7). A regulamentação caberá às prefeituras, que definirão a fiscalização e a aplicação de penalidades a quem desobedecer a medida. “A partir de hoje [segunda, 4], já passa a valer a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os meios de transporte público e privado e agora estendemos isso a toda a população, com o objetivo de proteger os brasileiros de São Paulo, para que tenham menos possibilidade de serem infectados ou irem a óbito”, afirmou Doria.

Correios transporta medicamentos e exames
Em continuidade ao apoio logístico à Rede Vírus, comitê do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), os Correios realizaram, no mês de abril, o transporte de 600 kg de medicamentos a serem utilizados no tratamento do novo coronavírus. Em menos de 24 horas, os medicamentos foram levados de São Paulo até cinco hospitais no Rio de Janeiro, um em Brasília e outro em São Paulo. A empresa também foi responsável pelo transporte de cotonetes estéreis utilizados em exame microbiológico para diagnóstico de COVID-19. Os materiais seguiram do Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, também para os sete hospitais já citados. Durante 10 dias ininterruptos, as amostras dos exames de 500 pacientes retornarão até o Centro de Tecnologia de Vacinas, para determinação da carga viral.

Em campanha, Trump fala que terá vacina este ano
Com tom otimista, Donald Trump afirmou, no domingo, que os Estados Unidos terão uma vacina contra o Coronavírus até o fim do ano e previu um ano de 2021 “incrível” na área econômica. A seis meses das eleições, o presidente americano deixou de lado as mais de 67.600 mortes nos Estados Unidos pela Covid-19, uma crise de saúde que afetou a economia e provocou o aumento dos pedidos de seguro-desemprego a níveis inéditos.

Europeus levantam € 7,4 bi para financiar uma vacina
Uma conferência de doadores organizada online pela Comissão Europeia levantou 7,4 bilhões de euros (mais de 8 bilhões de dólares) para financiar o desenvolvimento de uma vacina contra o novo Coronavírus, anunciou a presidente Ursula Von Der Leyen.

Aumenta consumo de água e luz
O isolamento social, adotado como medida para conter a disseminação do novo Coro-na vírus, tende a aumentar o consumo residencial de água e de energia elétrica. Apesar de, até o momento, não haver números oficiais em âmbito nacional sobre o impacto da doença nas contas pagas por esses serviços, especialistas estimam que, dependendo do comportamento dos consumidores, o valor a ser pago poderá aumentar,em média, entre 10% e 20%.

Prefeituras na mira da Assembleia
Um projeto começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que tem como objetivo cobrar dos prefeitos das cidades que decretaram calamidade pública por causa da pandemia do novo Coronavírus. “Estamos querendo obrigar as prefeituras a fazerem uma prestação de contas para evitar que os políticos usem a prerrogativa da calamidade pública para praticarem atos de corrupção”, afirmou o deputado Zimbaldi, autor do projeto.

Unicamp reduz leituras obrigatórias para vestibular 2021
Considerando o contexto da pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está ajustando a lista de obras de leitura obrigatória para o vestibular deste ano, o Vestibular Unicamp 2021. A Comvest também está anunciando a lista que será exigida para o Vestibular 2022, com novidades. A lista do exame atual será reduzida de 12 obras para sete, em caráter excepcional e em virtude da dificuldade de acesso a bibliotecas e os efeitos na educação pública e privada. As sete obras são de fácil acesso ou domínio público e estão indicadas abaixo e também na página da Comvest na internet: www.comvest.unicamp.br.

Vestibular transfere para junho pedidos de isenção da taxa de inscrição
Considerando o contexto da pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está ajustando o calendário e alguns procedimentos para o pleno atendimento dos estudantes das escolas públicas no Programa de Isenção da Taxa de Inscrição para o ingresso em 2021. A isenção valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2021 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2021. As inscrições foram transferidas para os meses de junho/julho e estarão abertas a partir das 9 horas do dia 22 de junho de 2020 até às 23h59min do dia 08 de julho de 2020. A documentação exigida deverá ser enviada também até o dia 8 de julho. O horário da abertura e encerramento das inscrições é o horário de Brasília (DF). Candidatos de todo o país podem solicitar a isenção, exclusivamente pela internet, na página: www.comvest.unicamp.br.