Pequenas trilhas

CPFL Paulista disponibiliza diversas formas de pagamento para clientes quitarem débitos em atraso
Após o término do prazo determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a suspensão do corte de energia de clientes residenciais, rurais e de atividades consideradas essenciais, as distribuidoras de energia voltam a ter possibilidade de interromper o fornecimento por falta de pagamento em todo o território nacional, com exceção dos clientes cadastrados na Tarifa Social (Baixa Renda), que estão isentos de corte de energia por inadimplência até o final do ano.

Municípios têm até sexta (31) para preencherem plano de recursos de ações socioassistenciais
O Plano de Ação é o instrumento de planejamento que norteia a execução das iniciativas previstas para o recurso, conforme a CNM. Entre elas, estão o atendimento de pessoas que necessitem ser alojadas ou remanejadas do seu atual local de acolhimento ou pessoas que se encontrem em situação de rua, desabrigados, desalojados ou em situação de imigração.

Governo do Estado anuncia novas regras para o Plano SP
O Governador João Doria anunciou, na segunda-feira (27), novos critérios para o Plano São Paulo de retomada econômica e enfrentamento ao coronavírus. Agora, para uma região avançar da fase amarela à verde, o percentual de ocupação de leitos poderá variar entre 75% e 70%, além de permanecer por 28 dias consecutivos na etapa intermediária. As regras começam a valer a partir desta sexta (31).

Estudantes podem se inscrever no Fies até sexta-feira, 31 (1)
Até esta sexta-feira (31), estarão abertas, no site do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), as inscrições no processo seletivo para o segundo semestre de 2020. O resultado será divulgado no dia 4 de agosto. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o período para complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados será de 4 a 6 de agosto. As inscrições no programa, que começariam na semana passada, foram adiadas depois que o MEC identificou inconsistências no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior.

Estudantes podem se inscrever no Fies até sexta-feira, 31 (2)
Quem não for pré-selecionado na chamada única do Fies pode disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Diferentemente dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni), para participar da lista de espera do Fies não é necessário manifestar interesse, a inclusão é feita automaticamente.
A convocação da lista de espera vai do dia 4 até às 23h59 de 31 de agosto. Pode se inscrever na seleção do Fies o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e tenha alcançado nota média nas provas igual ou superior a 450 pontos. O interessado não pode ter zerado a redação e deve ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Olimpíada de História será totalmente online e realizada de setembro a outubro
Diante da pandemia do coronavírus, a 12ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada pela Unicamp, foi reformulada e será totalmente online, incluindo a final. As inscrições foram prorrogadas e seguem até dia 7 de setembro, mesmo com início marcado para 6 de setembro. O encerramento está previsto para 30 de outubro e, em 22 de novembro, serão divulgados os medalhistas.

RMC perde 34.945 postos de trabalho no primeiro semestre de 2020
Em junho, foram eliminados 2.325 postos de trabalho com carteira assinada na Região Metropolitana de Campinas. Em Campinas, no mesmo mês, foram 1.395 postos a menos. A avaliação é da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), a partir de dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). No acumulado do ano (janeiro a junho), foram eliminados 34.945 postos de trabalho na RMC e, em Campinas, 15.894. Campinas representa 45,5% do total dos postos eliminados na RMC.

Viracopos instala câmera térmica para medir a temperatura de passageiros no embarque
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), instalou uma Câmera Térmica que mede a temperatura de todos os passageiros que embarcam em voos no terminal. A iniciativa é mais uma entre 35 ações realizadas nos últimos meses para elevar o nível de segurança nas viagens aéreas e evitar o contágio pela Covid 19. O painel de medição de temperatura implantado pela empresa integradora de sistemas Grupo Contsec é uma combinação de aplicações tradicionais baseadas no reconhecimento de faces e detecção de temperatura por infravermelho. A medição leva em torno de três a cinco segundos e é realizada em Viracopos quando os passageiros apresentam o bilhete de embarque.

Atendimento remoto no INSS é prorrogado até 21 de agosto
A Portaria Conjunta n° 36 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), publicada na quarta-feira (29), adia para 24 de agosto o retorno do atendimento presencial nas Agências da Previdência Social. O atendimento exclusivo por meio de canais remotos fica prorrogado até o dia 21 de agosto e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências. Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135).

Educação SP oferece formação sobre tecnologia para professores utilizarem nos planos de aulas
A Secretaria Estadual da Educação, por meio da Escola de Formação dos Profissionais da Educação (EFAPE), vai oferecer o curso “Tecnologias na Prática” que prevê preparar os educadores para utilização de tecnologias no planejamento metodológico das aulas em diferentes formatos e possibilidades. O curso é online e está dividido em três módulos e começa no dia 3 de agosto. A formação é direcionada a todos os professores (inclusive os eventuais), diretores de escola, vices, professores coordenadores, professores coordenadores de núcleo pedagógico, diretores dos núcleos pedagógicos e supervisores de ensino.