3ª Companhia da Polícia Militar completa dois anos em Cosmópolis

Neste domingo (29), a 3ª Companhia da Polícia Militar completa dois anos em Cosmópolis. Antigamente, a sede era em Americana.
Desde que a sede veio para Cosmópolis, o comandante é o Capitão Alexandre Hoio, que deu uma entrevista para a GAZETA de COSMÓPOLIS, abordando as mudanças, melhorias e desafios que estão acontecendo desde que a Companhia foi instalada na cidade.
O Capitão Hoio relata que o policiamento ficou mais dinâmico, de forma mais integrada entre Cosmópolis, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho, focando mais atenção a essas três cidades, deixando tudo mais pontual e preciso.

Ocorrência de maior
destaque
O Capitão conta que já aconteceram várias ocorrências de destaque, contudo, para ele, a mais complexa foi a que um criminoso atirou em direção da Companhia. “Não só pelo disparo e todo o trabalho envolvido, mas sim, por atacar o último ponto de defesa da sociedade”, diz.

Desafios
Os desafios para os policiais são diários, mas, para o Capitão, manter o padrão de qualidade e os índices tão bons como os de agora, tem sido um desafio. Mesmo com a queda acentuada nos índices, fazer com que eles continuem caindo é essencial para o sucesso da Companhia. “Os índices de roubo em Cosmópolis eram entre quarenta e cinco e cinquenta por mês. Já nos últimos meses, o fechamento é de cinco a seis”, destaca o Capitão.

Tecnologia
Estão sendo implantados nas viaturas tablets para que, na hora de fazer a ocorrência, facilite para os policiais. Eles ganham tempo, já que não há necessidade de sair do próprio local, considerando que todas as pesquisas e registros de Boletim de Ocorrência são online.

A polícia e a sociedade
Os policias também estão sempre presentes em ações sociais para ajudar e atender aos cidadãos de bem. O Capitão Hoio se orgulha de seus policiais. “Graças a Deus, os meus policiais ‘internalizaram’ a seguinte situação: nós trabalhamos para as pessoas de bem e o criminoso é consequência. Quando saímos de manhã para trabalhar, é para as pessoas de bem”.
O Capitão também conta que sempre que há relatos de crianças com dificuldades ou deficiências e ele faz questão de ir até ela para homenagear.

Imagem da cidade
Mesmo com os índices bons, a cidade ainda é vista como um lugar não muito seguro, o que não condiz com a realidade. O Capitão se preocupa com isso. “É muito ruim essa imagem negativa, afasta investidores, empresas, comerciantes e desvaloriza os imóveis”. Ele também lembra que, ano passado, mesmo com índices não tão bons, Cosmópolis foi eleita como 31ª cidade mais segura do estado e o Capitão presume que, com os índices deste ano, entre para o ranking de uma das vinte cidades mais seguras do estado.

Treinamentos
O treinamento é contínuo e muito importante para os policiais. É onde o policial aprende a dosar seu nível de estresse, onde ele aprende como agir em determinadas situações e como lidar com diversos tipos de ocorrências. “É o que eu falo para a minha tropa ‘você é o que você treina’”. O Capitão também conta que, recentemente, eles tiveram um treinamento intensivo de mais de 12 horas na Usina e que, em breve, acontecerá outro.
Para comemorar o aniversário da 3ª Cia, será realizado um almoço beneficente e atividades para a família e comunidade. No local, terão espaços para fotos, brinquedos para crianças, música ao vivo e exposição de fotos da 3ª Companhia. A ideia deste evento é valorizar os efetivos e integrar a comunidade. O evento ocorrerá das 11 horas e está previsto se estender até às 20 horas, no Rancho Fontana, 3109 – Artur Nogueira.

Capitão Alexandre Hoio, da 3ª Companhia da Polícia Militar