Apesar de muitas fabricantes terem parado de fabricar motor com carburador, e mesmo estando cada vez mais extintas, as motos com carburador ainda representam 40% das motocicletas que circulam em Cosmópolis. Quem afirma isso é o mecânico de motos e empresário Marcelo de Oliveira. “Praticamente, ainda temos 40% das motos que circulam na cidade carburadas, o que representa um grande número, considerando que poucas são lançadas carburadas ultimamente. As motos que mais saíram de linha com carburador até mais recentemente foram os modelos de 125 cilindradas da Honda, que lançou até meados de 2013. Algumas motos importadas saem com carburador até hoje. Porém, a grande maioria é fabricada com injeção eletrônica”, explica.
O carburador é um componente mecânico responsável pela mistura ar-combustível no motor, sendo um de seus principais componentes. “Ele, na verdade, faz a moto funcionar”, esclarece o especialista.
O profissional acrescenta que muitos não sabem se sua moto é carburada ou não; para saber, pode-se verificar se a moto tem o chamado “afogador”, que indica que a moto é carburada. “Outro fator é: motos carburadas também podem ser ligadas automaticamente, sem o uso do pedal”, informa.
Os sintomas de que a moto está com o carburador sujo ou precisando de regulagem são quando a moto “afoga” ou falha na hora de ligar ou quando para no semáforo. “Quando a moto afoga ou falha, pode ser sujeira no carburador, falta de manutenção na moto… Muitas vezes, uma simples revisão no carburador resolve o problema”, indica o mecânico.
O especialista alerta que o carburador deve passar por limpeza, pelo menos, a cada 20 mil quilômetros rodados. “Já a revisão deve ser feita a cada 10 mil km, que inclui regulagem e limpeza do filtro de ar (no caso dos carburadores que o possui)”, recomenda.
Marcelo explica que a limpeza do carburador é externa: “ele é tirado da moto e colocado numa solução apropriada de limpeza para descarbonizá-lo, ou seja, tirar os resíduos de sujeira”.