Trilhas Cosmopolenses

Pedal Outubro Rosa
No domingo, dia 31 de outubro, será realizado o Pedal Outubro Rosa, a partir das 7h30. O evento, que tem alusão à campanha de conscientização “Outubro Rosa”, conta com apoio da Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.
O local de saída será na Praça do Rodrigo e haverá sorteio de brindes. Os interessados em participar da ação devem realizar a inscrição antes do evento. Vista-se de rosa e prestigie o passeio!

Milton Frungillo e Sebrae oferecem cursos gratuitos e online na área alimentícia (1)
A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da EMEP Milton Frungillo está ofertando gratuitamente quatro cursos on-line para pessoas a partir de 18 anos.
Os cursos oferecidos em parceria com o Sebrae são: Aprenda a Elaborar o Rótulo dos Alimentos; Quer Aprender a Fabricar Chocolate?; Aprenda a Higienizar e Manipular os Alimentos e Aprenda a Conservar Alimentos para Entrega.
As inscrições devem ser feitas presencialmente na escola profissionalizante, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Os documentos (cópias) exigidos são: RG, CPF e comprovante de endereço. As vagas são limitadas.

Milton Frungillo e Sebrae oferecem cursos gratuitos e online na área alimentícia (2)
Dias e Horários
Aprenda a Elaborar o Rótulo dos Alimentos
Turma 1: 22/11 à 01/12
Segunda à quarta das 8h às 12h
Aprenda a Elaborar o Rótulo dos Alimentos
Turma 2: 22/11 à 01/12
Segunda à quarta das 13h às 17h
Quer Aprender a Fabricar Chocolate?
Turma 1: 30/11 à 17/12
Terça à sexta das 8h às 12h
Turma 2: 30/11 à 17/12
Terça à sexta das 13h às 17h
Aprenda a Higienizar e Manipular os Alimentos
Turma 1: 01/12 à 15/12
Segunda à sexta das 13h às 17h
Turma 2: 10/12 à 21/12
Terça à sexta das 13h às 17h
Aprenda a Conservar Alimentos para a Entrega
Turma 1: 11/11 à 19/11
Segunda à sexta das 8h às 12h
Turma 2: 26/11 à 17/12
Quarta à sexta das 13h às 17h

Aulas gratuitas de futebol (1)
As aulinhas esportivas gratuitas de futebol de campo foram retomadas neste mês de outubro pela Secretaria Municipal de Esportes. As aulas ocorrem às quartas e sextas-feiras, no campo de futebol localizado no Ginásio de Esportes e são divididas nas categorias sub 11, sub13, sub15 e sub17.
Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição, estar estudando e escolher um horário que não atrapalhe os estudos. Para melhor aproveitamento do esporte, é aconselhado o uso de chuteiras, porém, não é obrigatório.

Aulas gratuitas de futebol (2)
O objetivo da prática do futebol de campo é a formação do cidadão, comportamento, disciplina pessoal e educacional. Além disso, as crianças e adolescentes são preparadas para disputas intermunicipais e regionais, que devem ocorrer no próximo ano.
Horário e categorias: quartas e sextas-feiras – 7h30 – 9h30 (sub11 – sub13); 9h30 – 11h (sub15 – sub17); 13h30 – 15h (sub11 – sub13); 15h – 17h (sub15 – sub17).

Aulas gratuitas de basquete (1)
As aulinhas esportivas gratuitas de basquete também foram retomadas pela Secretaria Municipal de Esportes. As aulas ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, na quadra de esportes localizada no Ginásio Municipal “Antonio Damiano”. Todas as modalidades contam com a parceria da Associação Atlética de Cosmópolis.
Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição entregue no Ginásio de Esportes.

Aulas gratuitas de basquete (2)
Todas as práticas esportivas são para ambos os sexos. Horário e idades – segundas-feiras, das 15h às 17h (7 à 14 anos); quartas-feiras, das 14h às 16h (7 à 14 anos); sextas-feiras, das 14h às 16h (7 à 14 anos).
Adultos – as aulas para adolescentes e adultos a partir de 15 anos ocorrem às quartas-feiras, das 20h às 22h; e aos sábados, das 14h às 16h.

Escola ‘Antonio Pegorari’ recebe visita de engenheiros agrônomos (1)
Na terça-feira (26), a EMEB “Antonio Pegorari” recebeu os engenheiros agrônomos, José Corte, representante da CORTEVA, e o João Paulo, da COPLACANA, para apresentar o projeto aos alunos do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental. O projeto visa aproximar a comunidade e discutir os temas Educação; Produção Rural e Educação Ambiental.
É uma iniciativa da Coplacana e da Corteva que, com o tema “Meu Herói, o Agricultor”, leva aos alunos das escolas a conscientização sobre a importância do agricultor como o responsável pela produção de alimentos, para o Brasil e para o mundo, visando a preservação da sua saúde e o respeito ao meio ambiente.

Vistoria de imóveis (1)
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade Vigilância de Zoonoses e Ambiental está realizando, durante duas semanas, a Avaliação de Densidade Larvária (ADL).
A ADL é uma atividade de vistoria dos imóveis na cidade de forma amostral, com objetivo de quantificar a infestação de mosquitos em todas as áreas da cidade, além de mensurar a quantidade de recipientes existentes; quais os principais tipos de criadouros; quantos estavam com água parada, quantos tinham larvas de mosquito e, destes, quantos estavam com larvas do Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Vistoria de imóveis (2)
Essa avaliação permite direcionar as ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti na cidade, concentrando as ações em áreas com maiores índices de infestação, determinando quais atividades serão realizadas, baseando-se nos recipientes e criadouros mais frequentes na área envolvida. O resultado desta atividade será divulgado após seu término.