45 dias com o Rei do Futebol: Darlan relembra a viagem ao México com Pelé

Experiência foi marcada dez anos após a vitória do Brasil na Copa do Mundo em 1970

Darlan Ângelo de Oliveira
Engenheiro Mecânico

O morador de Cosmópolis Darlan Ângelo de Oliveira, de 52 anos, Engenheiro Mecânico, participou de uma gravação especial feita pelo Esporte Espetacular, da Rede Globo, que foi ao ar no domingo, 1º de janeiro. O objetivo da reportagem foi homenagear o Rei Pelé, falecido no dia 29 de Dezembro de 2022.
Em 1980, Darlan, então com 10 anos, passou 45 dias com o craque do futebol, em uma viagem de volta ao México, para relembrar a Copa de 70.

A ideia surgiu com a vontade de Pelé em voltar aos estádios no México

Especial 10 anos após a ‘Copa de 70’
A Seleção Canarinho ganhou destaque merecido a partir da Copa do Mundo de 1970. Esse ano foi de extrema importância para o futebol brasileiro e mundial. O rei Pelé, Tostão e Rivelino são alguns dos craques que se destacaram na Copa de 70, que foi realizada no México e fez o Brasil se tornar tricampeão mundial, se isolando como o maior vencedor da Copa do Mundo.
Dez anos depois, Pelé realizou uma viagem ao México, com o garoto de 10 anos, Darlan Ângelo de Oliveira. Assim como o craque do futebol, Darlan nasceu na cidade de Três Corações – MG, e o ano de nascimento do garoto foi marcado pela vitória do Brasil na Copa de 1970. Na viagem ao México, Pelé relembra detalhadamente os momentos que viveu na competição dentro de campo e até no hotel que alojou a Seleção Brasileira, mostrando todos os detalhes dos 45 dias em que esteve naquele país. Tudo foi gravado e acompanhado pela Rede Globo, que depois divulgou a reportagem especial
A ideia surgiu com a vontade de Pelé em voltar aos estádios no México, para que ele pudesse contar a respeito da trajetória até ali. “A simplicidade e emoção que ele trouxe – já havia passado dez anos desde a vitória, mas parecia que tinha acontecido ontem”, conta Darlan no vídeo documentário para o Esporte Espetacular.

Sobre a viagem
Darlan conta que o convite surgiu a partir da Rede Globo. A procura começou na maternidade da cidade de Três Corações – MG, onde foi analisada uma lista com o nascimento das crianças na data em que o Brasil foi campeão; nela estava o nome de Darlan Ângelo de Oliveira. A emissora queria gravar a reportagem com uma criança da cidade de Três Corações – MG, cidade em que Pelé viveu grande parte de sua vida. Após encontrarem o menino, as primeiras filmagens foram feitas na casa do garoto. “É uma cidade pequena, eu morava perto do Centro, onde ficava uma estátua do Pelé. Um carro da Rede Globo chegando em casa despertou curiosidade em todos, já que todos se conheciam”, explica Darlan.
O menino de Três Corações foi acompanhado pelo pai, que na época estava na ativa do Exército Militar e precisou tirar uma licença de 50 dias para ficar fora do Brasil para acompanhar Darlan na viagem. “Foi um sonho, seria minha primeira viagem, e ainda estaria com Pelé, um ícone de Três Corações, onde cresci ouvindo histórias sobre ele. Partimos do Rio de Janeiro. Quando chegamos ao México, Pelé já estava lá. Meu primeiro contato com ele foi em um jantar. Entreguei três fotos e, uma delas, era do time de Três Corações, em que o avô dele estava jogando com meu pai”, conta.

Considerações
Para Darlan, foi uma experiência surreal, em que conheceu um país e os lugares em que Pelé jogou na Copa de 1970. “Já tinha uma admiração imensa pelo craque naquela época, mas, com o passar do tempo, cresci, a admiração foi aumentando e fui entendendo cada marco histórico que ele representou. Sou muito grato pela oportunidade de viver essa experiência”, finaliza.

Principal artilheiro da história da seleção brasileira, com 95 gols, Pelé foi considerado o maior jogador da história do futebol. Defendeu o Santos por quase 20 anos e, pela equipe nacional, conquistou três Copas do Mundo, em quatro participações