52% dos brasileiros utilizam suplementos alimentares no cotidiano

Atualmente, o uso de suplementos nutricionais está gerando discussões por profissionais da saúde e por estudiosos.
Um estudo realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos revelou que os alimentos enquadrados em suplementos alimentares fazem parte do cotidiano de mais de 54% dos brasileiros.
A porcentagem está entre os maiores do mundo, se aproximando dos Estados Unidos, um dos maiores mercados do planeta, onde 68% da população faz uso destes produtos na rotina diária.
De acordo com a nutricionista Daniela Belinatti Menardo de Oliveira, o uso de suplementos vem crescendo devido a um padrão estético de boa forma. “Para atingir esses objetivos de maneira rápida, muitos acabam se submetendo ao uso abusivo de substâncias que possam potencializar esse efeito”.
A obsessão pelo corpo perfeito e a dismorfia muscular fazem com que as pessoas mudem suas rotinas e costumes na questão alimentar, alterando radicalmente a alimentação. “Isso faz com que a torne desequilibrada junto a diversos suplementos alimentares sem ter conhecimento específico”.

Daniela Belinatti Menardo de Oliveira
Nutricionista
CRN 10334
Clínica D´Marzio – Cosmópolis
Fone: (19) 3872-3008
Espaço Saulo Santos
Fone: (19) 3872-3121
TriaxGym
Fone: (19)3882-2668

O suplemento alimentar
A nutricionista explica que os suplementos alimentares são complementos alimentares, que têm o objetivo de corrigir alguma deficiência. “Podem ser acrescidos de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais, aminoácidos, ou de outras substâncias que não sejam essenciais ao organismo”.
Esses produtos são comercializados com diversos propósitos, seja para prevenir ou tratar doenças, retardar o envelhecimento e até mesmo melhorar o desempenho físico e esportivo. Mas, atualmente, vêm sendo procurados e muito utilizados para aumentar a massa muscular, reduzindo a gordura corporal, aumentar a capacidade aeróbica e estimular a recuperação.Segundo Daniela, o grande destaque entre a população nos dias de hoje, são os frequentadores de academia. “Por serem considerados ‘produtos milagrosos’, com ‘resultados mágicos’ em curto prazo e que vêm assegurando pseudo-qualidade nutricional contra dietas deficientes ou mal elaboradas e até mesmo hábitos alimentares inadequados”.
O consumo desses produtos pelos frequentadores de academia, na maioria das vezes, ocorre sem orientação médica ou nutricional e pode ser baseado em benefícios empíricos. “Isso faz com que essas pessoas tenham, por vezes, alimentação desequilibrada, devido ao modismo e falta de informações e orientações adequadas”, friza.
Daniela também explica que não é apenas o aumento de um nutriente que fará aumentar força ou desempenho físico. “O que precisa ser feito é um cálculo balanceado de todos os nutrientes de acordo com os gastos energéticos e metabolismo basal e, claro, levando em consideração o objetivo principal”.
A nutricionista ressalta que “como o próprio nome diz: suplemento é algo para substituir aquilo que não consigo consumir. Portanto, devo utilizá-lo como complemento da refeição quando não consigo atingir as recomendações a serem consumidas. Por isso, deve se adequar a quantidade do suplemento ao plano alimentar – que é individualizado – pois nem sempre equivale a quantidade prescrita na embalagem.
Recomendação
A recomendação para os esportistas de academia é que comam comidas, como, por exemplo, lanches intermediários. Ovos, frutas, oleaginosas, proteínas, legumes em horários que, muitas vezes, não são de costume.
O mesmo vale para pré e pós treinos. “Muitos relatam que não conseguem treinar após consumir uma refeição completa mesmo que uma hora antes do treino; outros relatam que não conseguem comer nada quando acordam e seu horário de treino é justamente pela manhã. Neste momento, temos que suplementar já que não conseguem comer”.
A relação existente entre a nutrição e a atividade física é essencial, pois, com uma nutrição adequada, a capacidade de rendimento do organismo é otimizada.
Para finalizar, a nutricionista Daniela lembra que não é o suplemento que fará perder gordura ou hipertrofiar, mas sim, o alimento e o suplemento irão auxiliar na recuperação para que possa estar bem para o próximo treino.
Por isso, para melhorar o desempenho, perder gordura e melhorar a qualidade de vida é necessário procurar um nutricionista.