5º Encontro Geral de Crianças aguarda grande público

O que é?
O 5º Encontro Geral de Crianças de Cosmópolis, como nos anos anteriores, conta com muitas oficinas voltadas para as crianças em uma das principais praças públicas da cidade: a ‘Praça do Rodrigo’. Pelo local, várias atividades são desenvolvidas com as crianças afim de que elas possam ter contato com atmosferas diferentes do seu cotidiano. Fabiana Moura Marson é Líder do Ministério Infantil da Igreja Metodista Wesleyana, que promove e realiza o evento, e comenta o objetivo. “A ideia do trabalho é justamente levar para as crianças opções que elas não têm acesso no dia a dia”.

Tema
O tema do encontro é ‘Crescer’. Fabiana comenta que “A bíblia diz: Em graça, em estatura e em conhecimento perante Deus e os homens. Queremos que as crianças cresçam em várias áreas e se desenvolvam além de diante de Deus, mas também, perante a sociedade para que elas possam ter essa possibilidade de crescimento”.

A organização
“Quando se encerra um Encontro Geral de Crianças de Cosmópolis, através da análise e do balanço da realização do evento que acabou de acontecer, nós já começamos a projetar o próximo. Então, começamos Janeiro com um planejamento prévio do que foi o anterior, o que precisa ser mudado, adaptado ou somado para o próximo”, afirma Fabiana.

As oficinas
“Sempre priorizamos as oficinas, tanto as que nós mesmos propomos de realizar, que são elas massinha, pintura a dedo, leitura, brinquedos… quanto as dos nossos colaboradores. Neste ano, a Microlins participará com a oficina de robótica, que é muito interessante. O pessoal do Kumon estará levando vários tipos de desafios. O Supera também trabalhará na questão dos jogos, das dinâmicas e que é muito interessante para as crianças. Outro parceiro de longa data é Associação Atlética, com o Felipe Ogando, que participa na introdução ao esporte. “É bem interessante porque meus filhos passaram a gostar de basquete nesta oficina e, hoje, eles jogam todos os dias, treinam em vários lugares. Esta é a questão, não é toda criança que tem acesso a um curso de robótica, inglês ou até mesmo o basquete, que parece ser algo tão simples, mas que, muitas vezes, os pais, em suas justas correrias, acabam não priorizando essas atividades extras e que são muito importantes para elas se identificarem enquanto crianças e, quem sabe, se dedicarem a uma delas”, esclarece Fabiana.

Além da diversão
“Claro que queremos muitas brincadeiras, queremos jogos e diversão para eles, mas estamos visando, principalmente, o aprendizado, o acesso ao desenvolvimento além do físico, mas, com certeza, o cognitivo, além da nossa prioridade espiritual com a ministração infantil, que acontece todos os anos e que não faltará neste”, conta Fabiana.

A ministração
“Nós tínhamos uma parceria muito grande com a Ágape Brasil, mas, que, neste ano, mudaram-se para a Itália. Contudo, deixaram para nós uma grande indicação que é a Cia Meia Verde e que faz um trabalho muito bacana de contação de histórias para ambientes abertos e praças, o que é muito atrativo para as crianças”, explica Fabiana.

Público
Todas as crianças são cadastradas para participação das oficinas, o que, além da segurança em sua identificação, também ajuda na contagem do público. Em 2016, o número aproximado foi de 3 mil pessoas. Em 2017, entre crianças e seus responsáveis, acreditamos ter passado da marca de 4 mil. Para este ano, esperamos um público ainda maior”, finaliza Fabiana Marson.

Serviço:
Horário de início: 10 horas da manhã
Horário de encerramento: 17 horas
Participação livre
Local: Praça do Rodrigo
Idealização: Igreja Metodista Wesleyana

Dia das Crianças no Projeto Arco-Íris

As crianças do abrigo Projeto Arto-Íris, que abriga crianças de Cosmópolis e precisa constantemente de ajuda, já estão tendo seus momentos de alegria em comemoração ao Dia das Crianças. Ezequiel Augusto Viana dos Santos é Presidente da entidade e fala da programação. “Nossas crianças do Projeto Arco-Íris já participaram de atividades no Sesi, no último sábado; da Semana da Criança Solidária no Colégio Objetivo; de uma festa especial com funcionários e membros da diretoria; além de estarem agendadas atividades diferenciadas com um grupo de alunos do Unasp; voluntários da Casa Alvorada Cristã; grupo da Escola Dominical da Igreja Assembleia de Deus. E ainda fará parte da programação especial do mês de outubro, uma atividade de Teatro e Contação de Histórias, com voluntários, Sessão de Fotos e outras.
Todas essas atividades somente tornam-se possíveis graças ao empenho de nossas profissionais Joelma e Patrícia, que cuidam da agenda das crianças e, claro, dos voluntários, que doam seu tempo e energia em prol de nossa causa”.
Ezequiel enfatiza ainda que a instituição enfrenta sérias dificuldades financeiras, pois, é a única entidade que trabalha com crianças e funciona 24h por dia, e também a única que paga aluguel. “Por isso, a casa necessita de muitas doações”, finaliza.

Ezequiel Augusto Viana dos Santos – Presidente