603 mulheres são atendidas na Carreta da Mamografia em Cosmópolis

Por cerca de quase três semanas, a Carreta da Mamografia realizou, em Cosmópolis, 603 exames de mamas, incluindo 12 ultrassonografias. De todas as mulheres atendidas gratuitamente pelo Programa Mulheres de Peito do Governo do Estado, apenas quatro obtiveram resultados alterados e serão encaminhadas ao mastologista.
“Mulheres que esperavam há anos pelo exame, enfim, podem sentir-se aliviadas. Apesar de não zerar a fila de espera pelo exame de mamografia na cidade, chegamos bem perto disso, e, agora, pessoas que ainda aguardam ser chamadas serão atendidas mais rápido pela Secretaria Municipal de Saúde”, avalia a vereadora Cristiane Paes, autora do ofício que solicitou a vinda da Carreta da Mamografia para Cosmópolis.
Na tentativa de manter Cosmópolis no roteiro da Carreta, a vereadora Cristiane Paes já solicitou oficialmente o retorno do veículo para a cidade no ano que vem. “Com o atendimento municipal mantendo os 120 exames por mês, se trouxermos a carreta de novo no ano que vem, certamente, conseguiremos manter em dia as mamografias das mulheres cosmopolenses. Isso é o que realmente importa”, conclui.
A respeito das filas que se formaram para o atendimento na Carreta, a vereadora Cristiane Paes é realista. “Não tem como controlar a hora que as pessoas chegam para a fila. O horário de atendimento foi anunciado corretamente e a carreta trabalha com sistema próprio de distribuição de senhas, que eu considero ser justo considerar a ordem de chegada. Mas, esta foi a primeira vez que a recebemos e, por mais que haja críticas, é muito maior o benefício de termos 603 mulheres atendidas em menos de três semanas”, disse.
Para finalizar, a vereadora Cristiane Paes esclarece que, durante todos os dias de atendimento da Carreta da Mamografia em Cosmópolis, uma equipe da Secretaria de Cultura chegou mais cedo para abrir o galpão, onde havia cadeiras organizadas pela ordem de chegada das mulheres e água e banheiro disponíveis para todas as pessoas na espera.
“Agradeço de coração aos funcionários da secretaria de Cultura, Vera Borelli, especialmente ao auxiliar de serviços Donizetti Cardoso, e também aos funcionários do secretário de Saúde, Silvio Baccarin, especialmente a Telma Tofanetto, assistente social. Eles estiveram presentes o tempo todo e fizeram a diferença no atendimento à população. Além disso, agradeço o empenho do prefeito José Pivatto e os secretários de Obras e de Serviços Públicos, Mauro Pereira e Oswaldo Toselli, por manterem a estrutura em ordem antes e durante toda a estadia da Carreta da Mamografia na cidade”, encerra Cristiane Paes.

Câncer no Brasil
A vinda da Carreta da Mamografia para Cosmópolis faz parte das ações da vereadora Cristiane Paes pela prevenção ao Câncer de Mama, o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e no mundo, mama (28,1%), seguido pelos cânceres de intestino (8,6%), colo do útero (7,9%), pulmão (5,3%) e estômago (3,7%). “A prevenção sempre será o melhor remédio”, arremata a vereadora.