70% da população de Cosmópolis recebem vacinação contra a gripe

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza deste ano começou em todo o país no dia 10 de abril e se estendeu até o dia 31 de maio. Em 2019, a campanha foi realizada em etapas, por conta da entrega parcelada das vacinas aos municípios. De 10 a 19 de abril, a vacina esteve liberada para crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas. A partir do dia 22 de maio, começou a imunização de idosos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como diabetes, hipertensão e asma.

Em Cosmópolis
De acordo com balanço realizado pela equipe da Secretaria de Saúde do município, Cosmópolis atingiu o índice de 74,07% de pessoas vacinadas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) era de 90%.
Por esse motivo, a Secretaria de Saúde decidiu continuar a campanha de vacinação. Para isso, os grupos de risco devem procurar os postos de saúde da cidade. Lembrando que estes grupos são trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, idosos, professores, grupos com comorbidades (duas ou mais doenças) e policiais.
O grupo que menos compareceu aos postos de saúde foi o de crianças. A Secretaria lembra da importância da vacina contra a gripe para todos os grupos, mas especialmente para quem faz parte do grupo de risco, que inclui as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos.
A campanha segue até terminarem as vacinas enviadas pelo MS. Desde segunda-feira (03), a vacinação será aberta a toda a população.
Não há restrições. No entanto, a Secretaria observa algumas precauções a serem observadas:
– pessoas com febre alta recomenda-se que voltem assim que a febre ceder;
– pessoas com alergia a ovo e a qualquer componente da vacina devem ser vacinadas em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves;
– Em caso de ocorrência de Guillaim-Barré (doença rara do sistema imunológico), no período de até 30 dias após recebimento de dose anterior recomenda-se realizar avaliação.

Em Cosmópolis, a vacina contra a gripe está disponível em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS): Jardim de Fáveri, Beto Spana, Integrado, CSII, Andorinhas e Vila Cosmo. Quem for tomar a vacina deve comparecer a UBS das 7h às 16h, portando o Cartão Nacional do SUS e a carteira de vacinação.