Uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) revelou que 52% dos alunos de escolas com turmas de 5º e do 9º anos do ensino fundamental e 74% dos alunos do 2º ano do ensino médio usaram celulares em atividades escolares no ano passado.
Os dados também mostram que 91% dos professores acessam a internet pelo celular para uso pessoal, e 49% dos professores usuários da rede declararam usar o telefone móvel em atividades com os alunos. Entre os alunos, 31% disseram entrar na Internet pelo celular na escola, sendo 30% entre os alunos da rede pública e 36% nas instituições privadas.
O uso dos celulares e da internet como ferramenta para realizar atividades escolares também pode indicar a facilidade da exposição de jovens e crianças às redes sociais, como explica a psicopedagoga Maria Gorete Patekoski. “O uso exacerbado pode virar um vício e uma dependência para aqueles que utilizam sem limite”.
Para Maria Gorete, a internet pode ser muito útil para trabalhar, estudar e transmitir conhecimentos. Entretanto, quando utilizada de forma incorreta, pode ser perigosa. “De modo geral, acredito que tenha vindo para facilitar e contribuir para o progresso da humanidade. Os pais devem sempre monitorar os filhos, para não causar problemas na vida”.
Gorete explica que as crianças, por não saberem controlar o tempo, acabam ficando entretidas com os aparelhos. “Os pais devem ficar atentos para falar a hora correta de cada atividade para os filhos. Não podemos permitir apenas celulares, videogames, tablets, entre outras ferramentas; atividades físicas e outras experiências que são de suma importância e não devem ser esquecidas”.
Segundo Maria Gorete, as crianças, geralmente, recusam a supervisão de seus pais, pois, a tecnologia é mais prazerosa. “Os pais devem confiscar os celulares das crianças para que não percam as atividades de suma importância para a vida”.
Escolas
Por conta do crescimento da tecnologia, muitos jovens estão usando a internet como ferramenta para fazer atividades escolares. “A internet, junto com as escolas, torna as atividades riquíssimas, por isso, os professores devem se adequar a isso; caso contrário, terão dificuldades para lidar com as crianças”.
Os educadores, por sua vez, podem explicar com dinâmicas e de forma didática as disciplinas. “As escolas devem ter um planejamento, combinado com regras de convivência com as crianças e os alunos no momento que pode utilizar o celular”.
De acordo com Maria Gorete, muitas informações didáticas acabam se tornando jogos virtuais e vídeo aulas, tudo para que os alunos compreendam melhor a disciplina ensinada. “O benefício da tecnologia é o visual, as imagens que atraem, por isso, o conteúdo ensinado em sala de aula pode se tornar uma forma de jogo, ficando mais atraente”.
Maria Gorete ressalta que, mesmo tendo uma grande quantidade de informações e diversidade, os professores e pais devem se atentar com a origem das informações, pois, mesmo com tantos benefícios, a Internet também contém informações falsas.
A tecnologia, juntamente com a educação, caso consigam fazer uma conexão de informações e diversidade, se tornarão algo muito benéfico e educativo para todas as idades.