Retrospectiva Turismo 2021

Estamos terminando o nosso ano de trabalho e pensamos em contar um pouco sobre a nossa jornada. O Turismo em Cosmópolis merecia uma atenção especial, pois Cosmópolis é um local privilegiado, com três rios que cortam a cidade, com pontos de mata preservada que cercam a cidade, entre outros atrativos.
Desde o início do ano, temos nos esforçado bastante para desenvolver o turismo do município. Nossa primeira conquista, de muita importância, foi a formação do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), organizado por membros da sociedade civil e do poder público. Através do conselho, foi possível instituir o FUMTUR (Fundo Municipal de Turismo), que auxilia e torna possível a realização de projetos.
Estudamos muito o nosso município, para verificar as potencialidades e acabamos descobrindo que Cosmópolis pode crescer turisticamente através de vários segmentos.
Tratamos um pouco do ecoturismo, falando das nossas belezas naturais, como a Cachoeira do Saltinho, o Poção, o Encanamento e suas trilhas, tão bonitas. Falamos também um pouco da nossa história, tão mesclada com a história da Usina Ester, falamos da Ponte de Ferro (grande atrativo para os amantes de trilha), das Caixinhas, da Ponte Funda, do Areeiro. Olha quanta riqueza que possuímos!
Decidimos também tratar dos nossos atrativos gastronômicos, citando locais na área de A&B (Alimentos e Bebidas) que atraem muitas pessoas de outras cidades, temos equipamentos excelentes aqui. Importante frisar que, para recepcionar turistas, é de suma importância termos estabelecimentos abertos aos sábados, domingos e feriados. No ano que vem, daremos continuidade em nossa campanha gastronômica, pois temos muitos mais locais para visitar.
Outro ponto importante que trabalhamos é o apoio e incentivo ao empreendedorismo ligado ao turismo. Criamos, para isso, a Lei de Selo de Qualidade Turística, e procuramos sempre envolver os empreendedores nos nossos projetos. Com esse mesmo objetivo, implantamos o primeiro Bike Stop (ponto de apoio aos ciclistas), que incentiva o empreendedor local a recepcionar os ciclistas que utilizarem o ponto e apoia o grande movimento de ciclistas que vêm, muitas vezes de longe, visitar as nossas belezas naturais.
Desenvolvemos, também, um projeto de Turismo Pedagógico, que teve a primeira saída este ano, como teste. Como foi um verdadeiro sucesso, em breve, teremos novas saídas, dando continuidade ao projeto em 2022.
Criamos também e instituímos a Rota Turística do Município de Cosmópolis, para que a gente possa organizar e trabalhar o desenvolvimento turístico sustentável nos locais já visitados.
Apesar da pandemia, procuramos apoiar eventos e realizar outros, desde que sua segurança fosse garantida, sempre buscando cumprir as normas sanitárias exigidas pelo Estado.
Enfim, trabalhamos bastante e já entraremos em 2022 com muita vontade de realizar muito mais! Estamos montando o nosso PIT (Posto de Atendimento ao Turista), que em breve ficará pronto e organizado, para que a gente possa receber e orientar nossos visitantes da melhor forma possível.
Agradecemos pela companhia e crença no nosso trabalho. Até ano que vem! Feliz 2022!

Facebook: Turismo Cosmópolis
Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Silvio Alexandre Alves