A arte delicada das bonecas de pano da artesã Rose Perucci

Ela conta sobre sua jornada na criação de bonecas e bichinhos de pano, resgatando memórias e encantando corações

Rose Perucci, filha de Dirce Guizi Pinto, conhecida como Dona Dirce, traz em sua trajetória a formação na área jurídica, mas é nas artes manuais que encontrou sua verdadeira paixão. Desde criança, Rose se encantava com os retalhos de tecido que sobravam das costuras de sua mãe, transformando-os em bonecas de pano.

“Bonecas eu sempre fiz, desde criança. Pegava os retalhos que sobravam das costuras da minha mãe e me aventurava nas minhas criações. Tem um encanto em sonhar, idealizar, fazer a modelagem e, enfim, ver a peça pronta”, conta Rose.

Assim como na trajetória de sua mãe, a arte e costura sempre estiveram presentes na vida de Rose. “Sempre gostei de toda arte que possa ser feita com tecidos e linhas. Porém, a minha grande paixão são as bonecas”, explica. Essa paixão vem desde a infância, onde ela sonhava, idealizava e confeccionava cada peça, dando vida e traços pessoais para suas criações.

Ao longo de mais de quinze anos de dedicação, Rose foi melhorando e aprimorando suas habilidades, criando peças exclusivas que encantam a todos, dando a possibilidade de resgatar a criança interior de muitos adultos. “A boneca, muitas vezes, tem o poder de resgatar nossa criança interior. Muitas pessoas nunca tiveram uma boneca de pano na infância. Tenho clientes que encomendam peças exclusivas para realizar um sonho de infância. A boneca ganha um lugar especial no ambiente, na casa. Passa a fazer parte da família, como me disse uma cliente”, relata. A escolha do tecido é fundamental para que a boneca tenha um acabamento impecável e dure por muitos anos.

Além de sua habilidade na criação, Rose também compartilha seu conhecimento, ensinando outras mulheres a confeccionar suas próprias peças. Ela reforça a alegria de poder fazer o que ama na companhia de quem ama, como sua mãe, que aos 81 anos ainda colabora fazendo roupinhas para as bonecas. “Ver a alegria da minha mãe, aos 81 anos, fazendo roupinhas alegra o coração e a alma”, conta.

“Fazer e expor a nossa arte é muito prazeroso. Se você pode fazer o que gosta na companhia de quem ama, o retorno é muito mais gratificante”.

Para Rose Perucci, fazer e expor sua arte é muito mais do que um trabalho, é uma forma de espalhar alegria, prazer e até mesmo lucratividade. Ela reflete sobre o que este hobby se tornou. “Quem diria que uma boneca de pano tem tanto poder?”

Reconhecimento

Além dos cursos online e workshops ministrados em seu ateliê, Rose também é frequentemente convidada para programas de televisão, onde pode compartilhar um pouco do seu trabalho e passar dicas para os telespectadores. “Ultimamente tenho participado de um programa de TV que tem quadros de culinária, artesanato e entrevistas, o Mulher.Com – ele é transmitido por todo o Brasil pelo Canal da Rede Século 21. Essas aulas do programa estão disponíveis no meu Facebook com link do projeto”, explica.

A artesã conta que já participou de diversos projetos. “Já participei de vários festivais em Campos do Jordão, com o Ateliê na TV, ensinando a fazer ursinhos e bonecas. Além disso, com essa parceria, realizamos vários cursos on-line, o Ateliê em casa durante a pandemia”.

Além dos programas de televisão, Rose compartilha suas criações no instagram @peruccirose