A autoridade das escrituras

I – Êxodo 3.1-10 – A Própria Bíblia Fala de Sua Autoridade.
A autoridade das Escrituras só pode ser conhecida pelo crente em Jesus Cristo. Desde a antiguidade, sua autoridade tem sido colocada em dúvida, porque os ímpios não podem aceitá-la, pois não a reconhecem como Palavra de Deus. Mas, o que ela diz está dito, e ninguém pode provar o contrário. Vemos que Moisés recebeu de Deus, pessoalmente, as palavras que escreveu (Êx 3.6; 24.4). “E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água…” (Êx 34.28). Palavras escritas assim, por alguém desligado do mundo, em companhia pessoal com Deus, têm de ter autoridade incontestável.
II – Êxodo 24.1-4 – Os Profetas Falaram da Autoridade de Deus no que Escreveram.
Era comum, os profetas fazerem uso de expressões que mostram a autoridade de suas mensagens, tais como: “Diz o Senhor dos Exércitos” (Ag 2.4); “Eu, o Senhor, o disse” (Êx 22.14); “Deus falou…” (Sl 108.7); “Ouvi a palavra do Senhor” (Is 1.10). Quem melhor para saber a procedência de suas palavras, que os próprios profetas que as falaram?
III – 2Pedro 1.20,21 – O Cumprimento de Profecias Prova a Sua Autoridade.
Jesus disse que a Escritura não pode falhar (Jo 10.35). E vamos ver o cumprimento desta Escritura do Velho Testamento apenas em Jesus, apesar de que poderíamos usar muitos outros exemplos. Profecia sobre o nascimento de Jesus. Os profetas previram que o Messias nasceria: da casa e família de Davi (Jr 23.5); em Belém de Judá (Mq 5.2); de uma virgem (Is 7.14); as crianças de Belém seriam mortas por causa de Seu nascimento (Jr 31.15).
IV – Salmo 119.33-40 – O Espírito Santo Revela a Autoridade da Escritura.
Nenhuma pessoa pode entender a escritura a não ser por Divina revelação. Esta é a experiência de todo o crente, e é o ensinamento da própria Bíblia. Quantas pessoas liam a Bíblia sem nada entender, mas depois que aceitaram a Jesus passaram a entendê-la. Isto porque agora possuem o Espírito Santo. Disse o salmista: “A revelação das Tuas palavras esclarece, e dá entendimento aos simples” (Sl 119.130).
V – Salmo 119.105-112 – Muitas Vezes, a Bíblia se Auto interpreta.
A interpretação que o Espírito Santo dá, muitas vezes, já está registrada no texto sagrado. É o que chamamos de contexto (tudo o que vem antes, ou depois do texto). Para se interpretar a Bíblia, devemos conferir tudo o que ela diz sobre o assunto em questão. Quando outro texto dá a interpretação desejada, foi o Espírito Santo quem a interpretou, pois Ele é o autor dos dois textos consultados. Por exemplo, se lemos Judas 11, ficaremos sem entender qual foi o erro de Balaão, mas, em Números 31.16, vamos ver que ele aconselhou Balaque a induzir os filhos de Israel ao pecado, pois o único meio de derrotar o povo de Deus é levá-lo a pecar.
Conclusão.
•A autoridade da Bíblia só pode ser conhecida pelo crente em Jesus.
•A própria Bíblia prova sua origem Divina e sua autoridade.
•O maior intérprete da Bíblia é o Espírito Santo, que é o seu autor. Os homens foram instrumentos Dele.
•Crendo piamente na Bíblia somos levados ao conhecimento de Jesus para a nossa salvação.

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana em
Cosmópolis
Rua Marcelo Lugli, 1457
Jardim Planalto
Cultos: Terça e Quinta às 19h30
Domingo às 09h e 19h30
Site: www.imwcosmopolis.com.br
E-mail: igrejawesleyana2012@bol.com.br