“Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz para o meu caminho” Salmos 119.105
Você já deve ter em suas mãos a Bíblia Sagrada. Não é um escrito qualquer, pois é o Livro dos livros. É diferente porque só nela você encontra tudo o que Deus fez para dar a salvação e a vida eterna às pessoas. Através Dela, você sabe qual é a vontade de Jesus para a sua vida, agora que tomou a decisão de não somente tê-Lo como Salvador, mas também como seu Senhor. Por isso, a Bíblia é chamada de a Palavra de Deus.
Dê uma olhada rápida neste livro que está em suas mãos. Provavelmente, veio à sua mente a pergunta: o que é a Bíblia? Para você descobrir a resposta, primeiro, tem de entender que este vocábulo quer dizer ‘livros’. Isto é, vários livros juntos em um só. Há uma página em sua Bíblia, logo nas primeiras folhas, onde estão escritos os nomes de todos os livros que a formam. Procure-a e dê uma lida neles. Não se preocupe, se alguns deles forem estranhos e difíceis para se ler pela primeira vez.
Bem cedo, em sua vida cristã, você concluirá que não se pode ser crente sem a Palavra de Deus. Por isso, os autênticos cristãos carregam, leem e estudam a Bíblia. A Bíblia é a Palavra de Deus, porque, através dela, o Senhor Se revela aos homens. Isto se chama revelação Divina. Deus fala conosco através da Bíblia. Lendo-a, você começa a conhecer o Senhor, a entendê-Lo e a obedecer às orientações Dele para a sua vida particular e participação na igreja da qual você faz parte. A revelação de Deus, a qual se encontra na Bíblia, foi escrita por cerca de 40 pessoas, em dois idiomas, o hebraico e o grego, bem diferentes do português.
Isto aconteceu há muitos anos. Uns eram profetas, outros reis, sacerdotes, pescadores, criadores de gado e até cobrador de impostos.
Deus escolheu estas pessoas e as usou, apesar de suas imperfeições e seus diferentes conhecimentos da vida humana. Este é o lado maravilhoso da Bíblia. Apesar dos livros serem escritos por pessoas diferentes, em épocas bem distantes, e depois unidos num livro só, a Bíblia é completa e perfeita em unidade e harmonia.
Deus inspirou estas pessoas para escreverem a Bíblia, capacitando-as a receber e a transmitir o ensino sem mistura nem erro. A inspiração Divina é também a garantia de que as pessoas escolhidas escreveram apenas o que Deus queria, sem os sinais das fraquezas e dos erros, próprios da natureza humana. Leia, a seguir, o que disse Paulo, um dos escritores da Bíblia. Ele falou: ‘Toda a Escritura é divinamente inspirada…’ (2 Timóteo 3:16a).
Você deve ler, refletir, memorizar os versículos, estudar. Sempre antes de iniciar a leitura, faça uma oração ao Espírito Santo e peça-Lhe que venha lhe ensinar todas as coisas, pois foi Ele mesmo quem inspirou os escritores da Bíblia. Então, não há ninguém melhor do que Ele para te ensinar as Santas Palavras. Amém.
Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana