A bíblia está à sua disposição – conhecendo a salvação

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo de céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” Atos dos Apóstolos 4:12

Você agora é salvo? A salvação é a maior bênção que o ser humano pode receber e, ao mesmo tempo, a principal experiência espiritual. A salvação é o tema central da Bíblia. Todo o crente deve conhecê-la bem e falar dela aos que ainda não aceitaram a Cristo, para que também sejam salvos.
O QUE É A SALVAÇÃO?
A princípio, pode-se afirmar que a salvação é o resultado da morte expiatória de Jesus Cristo, na cruz do calvário, que livra o homem da condenação eterna, causada pelo pecado. Leia Efésios 1:7; 2:1. A salvação é:
Um ato soberano de Deus. A salvação é um ato da soberana vontade de Deus, que em Seu Filho nos reconciliou Consigo mesmo. 2 Coríntios 5:18 e 19 diz: ‘E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados…’
Observe que a salvação é a demonstração do grande amor de Deus em favor da humanidade, condenada pelo pecado. Leia Romanos 3:10, 11, 23. Ela é oferecida a todos, sem exceção. Em Cristo, todos podem ser salvos, libertos do pecado, tornando-se, assim, filhos de Deus – “Mas a todos quantos O receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no Seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus” (João 1:12,13).
Um ato da infinita misericórdia de Deus. Você aprendeu que a salvação é um ato soberano do Senhor, porque só Ele pode salvar. É, também, um ato da infinita misericórdia de Deus, porque é dada graciosamente, mediante a fé, e não mediante os nossos próprios méritos ou boas ações.
O próprio Criador tomou a decisão de reconciliar consigo o homem, que, pela desobediência, havia se afastado Dele, tornando-se escravo do pecado e inimigo de quem o criara.
Você precisa saber, também, que a sua salvação custou um alto preço: o sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus (João 1:29), imolado pelos nossos pecados, na cruz do calvário, conforme a profecia de Isaías 53:4 a 7; porém, aos homens foi concedida graciosamente, segundo a misericórdia infinita de Deus. Jamais você pagaria tal resgate para a sua salvação, pois ela não depende de qualquer mérito humano, nem de boas obras “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8 e 9).
Deus abençoe grandemente sua vida e da sua preciosa família.

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana