A bíblia está à sua disposição – conhecendo Deus

“Tal entendimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não posso atingir” Salmos 139:6

O rei Davi nos dirá: “Tal entendimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não posso atingir” (Salmos 139:6).
Você também conhece Deus, ao estudar o que Ele é em Si próprio, e em relação ao universo e aos seres por Ele criados. Tudo isso é chamado de atributos Divinos, ou seja, aspectos do Seu caráter. Existem os aspectos que só Deus possui e nada há que os lembre nos homens ou nos outros seres por Ele criados.
A soberania. Significa que Deus é Absoluto. No universo em que está a terra, só há um dirigente: o Todo-Poderoso, o Seu governo é Teocracia (Teocracia vem do grego “teo”, que significa Deus, somado a “cracia”, que quer dizer poder, o governo de Deus). Deus tem poder absoluto para governar. Para você, isto é encorajador, porque tem a segurança de que nada está fora do controle do Senhor, e os Seus planos são, de fato, realizados. Leia o Salmo 103:16.
A eternidade. Nunca houve um tempo em que Deus não existisse. Ele não tem princípio e jamais terá fim. Não Se limita ao tempo. Porque é Eterno, vê o passado e o futuro de modo tão claro como contempla o presente. Nesta perspectiva, Ele sabe o que é melhor para a vida do crente. Você pode confiar Nele. Leia Isaías 44:6.
Onisciência. Deus possui todo o conhecimento que existe. Nada o pega de surpresa. A onisciência do Senhor permite que Ele tenha conhecimento de tudo antes e depois da salvação de cada ser humano. Ele perdoa os pecados do homem e o aceita em Sua família. Leia Hebreus 4:13.
Onipresença. Significa que Deus é Infinito e está presente em todo o tempo e espaço. Ninguém pode se esconder de Sua face. Mas a presença do Senhor deve ser experimentada em todo o tempo para se receber as Suas bênçãos de uma maneira bem real. Leia Jeremias 23:24. Deus tem mais do que poder necessário para realizar todas as coisas.
Onipotente. O crente tem certeza de sua salvação, porque o Senhor é Todo-Poderoso. Esta força se manifesta no evangelho de Jesus, para a salvação dos homens. Veja o que diz a Bíblia em Romanos 1:16: ‘Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê’.
Deus mostra a Sua onipotência, através do Seu poder de criar: ‘No princípio, criou Deus os céus e a terra’ (Gênesis 1:1).
O Criador preserva todas as coisas, cuida e manifesta a Sua providencia para o crente, pela Sua onipotência. Leia Hebreus 1:3 e Filipenses 3:20 e 21.
Imutável. Jamais muda em Sua natureza e aspectos. Será sempre bom, justo e verdadeiro. Você pode crer nas Suas promessas, porque Ele cumpre todas. Nele, podemos confiar: ‘Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que Se arrependa: porventura diria Ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?’ (Números 23:19).

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana