A Bíblia está à sua disposição – vamos conhecer a igreja

“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus” (Efésios 2.19)

Você fará parte da Igreja, se você aceitou Jesus, como seu único e suficiente Salvador. Você não recebeu apenas a salvação oferecida por Jesus, mas também foi incluído em Sua família. A palavra ‘Igreja’, neste comentário, não está restrita à uma denominação, nem ao local onde você frequenta os cultos. Depois do plano idealizado por Deus, para salvar os homens, a igreja é o lugar preparado por Deus, para o nosso crescimento espiritual no aprendizado da vontade de Deus. Devemos frequentar assiduamente a igreja, onde receberemos ensinamentos valiosos. Aqueles que seriam salvos, formariam um corpo, porta-voz da salvação para outras pessoas. A igreja é um organismo que tem a própria vida em Jesus Cristo, o qual estabeleceu a missão dela e como cumpri-la.
Quem faz parte da igreja, dá continuidade ao trabalho de Jesus na terra. A verdadeira vida que está em você chegará aos outros. Isto é ser uma bênção para o mundo. Ninguém recebeu a salvação simplesmente para ser salvo, mas, sim, integrar-se à igreja. Por isso, é preciso que você compreenda bem o que ela significa, conheça quais são os seus objetivos e as suas ordenanças.
O QUE É A IGREJA?
A palavra ‘igreja’ quer dizer ‘uma reunião de pessoas chamadas para fora’, ou seja, um grupo de pessoas que saíram de dentro do mundo (espiritual) para seguirem a Jesus. Os que formam a igreja são chamados, pela Bíblia, de crentes, irmãos, cristãos, santos, eleitos, entre outros.
Todos os crentes espalhados pelo mundo formam a igreja. Ela não está restrita a uma área geográfica e nem a um único povo da terra. É o seu lado invisível e universal.
Embora a palavra ‘igreja’ seja empregada, em primeiro lugar, para descrever a totalidade de crentes que vivem em todo o mundo, você pode usá-la também para se referir aos cristãos de um determinado lugar, isto é, a ‘igreja local’.
Símbolos da Igreja
O primeiro símbolo é o corpo. Jesus não está mais presente entre os homens, de forma física, mas em cada pessoa que O recebe, em qualquer parte do mundo, Ele introduz a sua vida, para formar um corpo. Por Ter a vida em Jesus, a igreja não é um simples ajuntamento de pessoas, uma associação ou clube. É um organismo, algo que tem existência tal como o corpo humano que é composto de muitos membros e órgãos que funcionam em prol de uma vida comum. Da mesma forma que o ser humano é um, mas tem milhões de células vivas, assim também é a igreja. Um só corpo, mas constituído por milhões de pessoas nascidas de novo (Ler João 3.1-7, 2 Coríntios 5.17), por meio do Evangelho de Jesus. Possui também uma cabeça, o próprio Jesus. Ele é o Senhor da igreja.
Outro símbolo é o templo. Embora Deus habite em toda (Onipresente) a parte, Ele Se localiza em determinado lugar, para ser encontrado, adorado e louvado. Cada crente é um templo de Deus. Leia 1 Coríntios 3:16 e 17.
Por causa da união e comunhão que os crentes têm com Cristo, a igreja é simbolizada na Bíblia pela figura de uma noiva. Em 2 Coríntios 11:2, Paulo afirma que preparara os crentes de Corinto para os ‘apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Jesus Cristo’. Em Efésios 5:25, o apóstolo declara que Jesus Cristo amou a igreja, e a Si mesmo Se entregou por ela. A noiva e o noivo viverão juntos para sempre. Leia Apocalipse 22:17.
Outro símbolo da Igreja, o qual se pode destacar na Bíblia, é a família. Você, agora, é membro da família da Deus. Procure a igreja e receba orientações necessárias e importantes.

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana