A dança e a autoestima na vida da mulher

Dançar é uma atividade física e traz os mesmos benefícios físicos que as outras: melhora a condição muscular, o condicionamento físico, o equilíbrio, articulação, eleva a autoestima e o domínio corporal. E ainda é uma fortíssima aliada das mulheres, que estão passando por algum tratamento longo e delicado de saúde e com os problemas do dia a dia – o poder da dança, ajuda a curar a depressão e a recuperar a autoestima! E não precisa ter vergonha, a dança é para todos que queiram desfrutar e se divertir com ela, não existe idade, tipo físico, religião ou condição social; para DANÇAR só precisa de um corpo em movimento e determinação. A dança diminui o risco de Alzheimer e outras doenças, por trabalhar toda a parte de concentração e motora.
Além disso, a dança tem um efeito terapêutico porque promove a socialização e melhora a concentração, não é possível dançar com os pensamentos na casa pra limpar, na janta, entre outros afazeres que estão sempre bombando na mente da mulher; ou seja, tem que estar presente da cabeça aos pés, na aula e não em outro lugar; o foco é totalmente nos movimentos e os problemas dão um tempo, pelo menos naquele instante.
Todo mundo pode dançar e cada aluno tem uma forma diferente de aprendizado. A desculpa de “não sei dançar” ou “não tenho coordenação motora” não vale, qualquer um pode.
Estudos comprovam que a dança, principalmente a dança de salão, aumenta a longevidade cerebral, ajuda a diminuir o risco de problemas de memória, demência e até doenças neurológicas, como o Alzheimer. O neurologista Dr. Tarso Adoni explica que isso acontece porque a dança precisa de uma série de etapas para acontecer de maneira harmônica: primeiro ocorre uma ativação sensitiva e depois a movimentação. Essa sequência estimula diferentes partes do cérebro.
Quanto mais se dança, mais essas áreas são estimuladas. A cada novo passo, novas sinapses são feitas, ou seja, novos caminhos são criados no cérebro. Quanto mais vezes o movimento é repetido, melhor ele vai ficar ao longo do tempo porque o cerebelo vai aperfeiçoando o processo.
Muitas mulheres têm aderido à dança de salão e outras danças, como uma excelente opção de esporte, terapia e tratamento estético. Cada mulher tem a sua forma e expressão corporal particular, seja ela na dança de salão e outras, o importante é manter-se em movimento.
As mulheres, quando começam a fazer aulas, se autodescobrem, trazendo de volta toda a feminilidade, delicadeza, leveza… Assim, elas se descobrem mais charmosas, confiantes e determinadas, ganhando muitos benefícios para a saúde física e mental, tirando muitas mulheres da depressão, entre outros problemas do dia a dia.
Então, você está esperando o que para arrastar os móveis, ligar o som bem alto e dançar? Ou procure por uma escola de dança e aproveite cada minuto e batida da sua música preferida.

Ana Paula dos Santos Alves, Professora de Dança de Salão